a importância em fazer um release bem feito ou copiar um pronto|release pronto

Release pronto: veja um modelo e descubra como fazer

Elaborar um release não é mais uma tarefa atribuída apenas aos assessores de imprensa.

Atualmente, todos os que trabalham com marketing precisam estar em constante contato com veículos de comunicação, por meio de um divulgador de notícias, por exemplo.

Com isso, é essencial saber produzir esse tipo de conteúdo, quais são os erros comuns cometidos na hora da escrita e até conferir um release pronto que sirva de modelo.

Tudo isso você encontra neste artigo.

Continue a leitura e confira!

Como fazer um release?

Na hora de produzir e publicar release, é importante que você se atente à estrutura do texto a ser desenvolvido. 

É preciso pensar sobre como as informações estarão dispostas ao longo do conteúdo, dando foco na mensagem principal, já no início. Quem vai ler, precisa saber, à primeira vista, do que aquele texto se trata.

Não há um padrão determinado para um release, mas recomenda-se usar uma estrutura de um texto jornalístico, como a reportagem.

Para isso, pode-se seguir desta forma:

  1. Título;
  2. Subtítulo;
  3. Lide;
  4. Corpo do texto;
  5. Outras informações.

Com base nessa estrutura, o conteúdo a ser escrito pode ser organizado e subdividido, deixando o processo de escrita mais fácil e dinâmico. 

Veja também: Dicas de como fazer um bom artigo de opinião | Descubra também o que é release

Erros que devem ser evitados ao escrever um release

Um release deve ser informativo, direto e completo. 

Com isso, há alguns erros que precisam ser evitados na hora em que for escrever.

Separamos alguns desses erros a seguir.

Leia mais: Modelo de notícia: como criar um release de forma profissional?

Informações incompletas

Caso seja solicitado o envio de mais informações sobre o release, significa que foi escrito de forma errada.

No conteúdo, devem constar todos os dados sobre o tema em questão.

Por isso, é muito importante fazer uma lista de conferência antes de escrever, enumerando os pontos importantes e verificando, ao final, se tudo está correto e completo. 

Uma técnica jornalística que pode ser usada é responder às cinco perguntas: “Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?”. 

Sem contato

Em releases, é necessário ter as informações de contato de quem escreveu, como e-mail, telefone, site ou outras formas. 

Publicidade

Os jornalistas que receberão o release pronto aguardam um conteúdo informativo e relevante, e não um conteúdo publicitário.

Evite criar ruídos no seu relacionamento com jornalistas, para que não haja interrupção na recepção de futuros releases. 

Exemplo de release pronto

Para deixar o entendimento sobre o assunto ainda mais claro, separamos um modelo de release pronto, para exemplificar o que viemos conversando até aqui.

Seguimos nesse exemplo de release, a estrutura indicada, usando uma notícia fictícia.

Confira a seguir.

Título: Evento beneficente será realizado em São Paulo 

Subtítulo ou linha fina: A empresa Y realizará um evento na cidade de São Paulo, neste mês, para arrecadar fundos destinados às causas sociais

Lide: No dia 11 de fevereiro, às 15h, em São Paulo (SP), acontecerá um evento beneficente em prol de organizações não governamentais. O evento ocorrerá no Bairro X.

Conteúdo: O evento é gratuito, mediante a doação de um alimento não perecível, a ser recolhido na portaria.  

Na programação, haverá a presença de cantores famosos, apresentações artísticas e exposição de quadros de artistas plásticos locais.

Também haverá barracas com comidas típicas do Nordeste. 

Esse evento beneficente é o terceiro já realizado pela nossa empresa, a qual, no ano passado, foi premiada em um evento importante acerca de causas sociais. 

O quê: evento beneficente da empresa Y.

Data: 11 de fevereiro.

Endereço: Rua A, Bairro X.

Horário: 16h às 22h.

Sobre a empresa Y: A empresa Y é referência no setor metalúrgico brasileiro. Atualmente, conta com 20 filiais ao redor do mundo. 

(Inserir informações de contato.)

Deseja obter mais informações sobre releases? Entre em contato com o Universo de Negócios e publique um release!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMPARTILHAR