Assessoria ou consultoria? Entenda as diferenças

Empresas, quando estão em crescimento ou em crise, tendem a procurar ajuda profissional para administrar o setor de Comunicação e Marketing. Entretanto, por vezes, não sabem que tipo de serviço pesquisar para sanar suas necessidades.

Dentre as opções de serviços disponíveis, há consultorias especializadas e assessorias. Antes de contratar uma das duas, é importante entender suas divergências e finalidades de forma prática para que não haja gastos desnecessários.

O que é assessoria?

A assessoria é uma prestação de serviço para projetos de empresas. Quando elas contratam uma assessoria de marketing, imprensa ou de comunicação, é para ter um auxílio profissional naquele projeto, colocando em prática suas teorias.

Quais são as diferenças e funções de uma assessoria?

Assessoria de imprensa

Vamos criar uma situação hipotética: uma editora vai lançar o livro de um autor sobre a história da China, não tendo conhecimento sobre esse tema para realizar a sua divulgação, além de ter dificuldades para definir o tipo de público.

A assessoria de imprensa fará o processo de divulgação na prática, como criação de release, follow-up, relatório mensal e clippings de forma adequada para a persona e os meios de comunicação corretos, para que aquele livro, em específico, seja bem-reconhecido, garanta que a imagem daquela empresa diante do projeto seja positiva e se expanda pela região que a editora pré-definir.

Assessoria de comunicação

A assessoria de comunicação é responsável pela comunicação corporativa da empresa, ou seja, a comunicação interna. Ela lida com produção de newsletter, verifica processos internos e realiza a mediação para o avanço da comunicação entre setores dentro da empresa. Além disso, publica notas de esclarecimento para a mídia em tempos de crise, dentre outras funções, especificamente, internas.

Assessoria de marketing

Responsabiliza-se pela marca da empresa por meio da coordenação de produção de conteúdo para os clientes e definição do perfil do consumidor offline e on-line.

Como um grande exemplo da força do Marketing, temos a Coca-Cola, que, devido às suas propagandas bem-elaboradas, universalizou a criação do cartunista Thomas Nast: a roupa vermelha do Papai Noel (que antes, nas histórias, era verde). O Marketing foi tão eficaz que, atualmente, consideramos o Papai Noel de Thomas.

O que é consultoria?

Agora que foi esclarecido o que é assessoria, é preciso compreender as funções da consultoria dentro de uma organização.

A consultoria é um trabalho pontual realizado para auxílio interno da empresa por meio de estatísticas da organização. É necessário que seu consultor seja um profissional para oferecer as melhores soluções de gestão da empresa, seja em casos de crise ou não.

O que a consultoria faz?

  • Elabora treinamentos;
  • Analisa dados da empresa;
  • Realiza estratégias de gestão;
  • Aponta soluções em gerenciamento de crise.

Quais são as diferenças entre consultoria e assessoria?

Após definir cada tipo de assessoria e apresentar como a consultoria funciona, podemos concluir as diferenças de ação dos dois serviços. Enquanto os modelos de assessoria colocam em prática os processos para o crescimento da empresa referente a projetos realizados, marca e comunicação interna, a consultoria trabalha com estratégias e dados para o empreendedor aplicar na gestão do seu negócio.

Qual devo contratar?

Caso tenha problemas em um projeto ou possua uma empresa nova, o assessor pode te auxiliar e resolvê-lo ou ajudar a sua companhia a crescer de forma que sua marca seja lembrada. Entretanto, se sua empresa não crescer, ou se as estratégias inseridas gerarem uma crise abrangente, o consultor vai ajudar, pesquisar e localizar o erro para, assim, orientar e resolver.

Se você deseja trabalhar a sua comunicação de forma eficaz, conte com o Universo de Negócios. Somos um distribuidor de notícias capaz de aumentar o seu alcance. Entre em contato e publique um release eficiente para alavancar o seu negócio!

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!