Todas as esferas do cotidiano têm suas próprias formas de interação, que se manifestam por meio de gêneros textuais.
Na esfera do jornalismo, vários tipos de texto, orais ou escritos, são utilizados, como: notícia, reportagem e artigo de opinião. Mas muitas vezes, na hora de escrever, as pessoas confundem as características dos textos jornalísticos.
Tanto a notícia quanto a reportagem têm o objetivo de informar o leitor e relatar um acontecimento.
A diferença entre notícia e reportagem é que, enquanto a notícia se atém aos fatos ocorridos, a reportagem apresenta mais informações e desdobramentos.
Já o artigo de opinião é um texto argumentativo e por isso apresenta a opinião do autor sobre determinado tema.
Veja, abaixo, as principais diferenças entre os gêneros jornalísticos.
O objetivo de uma notícia, seja on-line ou não, é informar o leitor de fatos ocorridos da forma mais imparcial possível, isto é, o jornalista deve abster-se de emitir suas próprias opiniões nesse tipo de texto, relatando apenas o ocorrido.
A prioridade da notícia é seu compromisso com a verdade e também com a divulgação o mais rápido possível. Por isso, desde o título, é preciso deixar claro o imediatismo do assunto.
Depois de um título que mostre o imediatismo do ocorrido e chame a atenção, é necessário abrir o texto com o lide (do inglês, lead), que dará ao leitor uma visão global dos acontecimentos.
O lide precisa responder às perguntas:
Nos próximos parágrafos, os fatos ocorridos deverão ser apresentados de forma clara e objetiva, priorizando as informações mais relevantes no início e as adicionais no fim.
A reportagem também tem o objetivo de informar, mas o que a difere da notícia é que ela apresenta mais informações sobre o assunto, geralmente envolvendo um trabalho investigativo do jornalista.
Outra diferença entre o que é notícia e reportagem é que a notícia é imediatista e relata um fato ocorrido, a reportagem, por ser mais longa e detalhada, pode exigir mais tempo de dedicação, porque, além do fato ocorrido, o jornalista trabalha com mais detalhes e pode apresentar diversas interpretações do acontecimento.
Como o objetivo da reportagem é mostrar um acontecimento a fundo ou ainda várias interpretações para um fato, não há uma estrutura pré-definida.
É importante, além do título, ter um lide que pode, ou não, responder às perguntas principais. O importante é que seja chamativo e instigue o leitor.
Embora a diferença entre notícia e reportagem seja o detalhamento e a investigação dos fatos, ambos têm o objetivo de informar. Já o artigo de opinião apresenta uma visão parcial e opinativa de um acontecimento.
É um texto argumentativo, aparece em jornais, revistas, televisão e rádio e aborda temas polêmicos ou da atualidade mostrando a opinião do jornalista sobre o assunto.
Geralmente, o artigo de opinião segue a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo:
Também costuma apresentar título polêmico e instigante, além de usar linguagem simples e persuasiva.
Além de notícia, reportagem e artigo de opinião, publicar releases em portais de notícias é importante para a divulgação de temas.
O Universo de Negócios é um divulgador de notícias e releases com o objetivo de evitar a propagação de fake news seguindo boas práticas de redação e jornalismo, além de ter critérios rigorosos de verificação de informações.
Publique um release e divulgue seu conteúdo no Universo de Negócios!
Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!
Últimas notícias
Segundo pesquisa, 95% dos brasileiros preferem comprar carros usados
Governo edita MP de crédito para pagamento de auxílios
Acesso à internet no campo aumenta durante a pandemia da Covid-19
Ceratocone é uma das grandes causas de transplante de córnea em âmbito mundial
Acréscimo no Auxílio Brasil será pago de agosto a dezembro deste ano
Categorias
Mapa do Site
O Universo de Negócios é um portal que divulga notícias de diversos segmentos do mercado. Entre em contato com a equipe do Universo de Negócios para publicar releases, notícias ou outros conteúdos de interesse geral.