Textos jornalísticos: qual a diferença entre notícia, reportagem e artigo de opinião?

Todas as esferas do cotidiano têm suas próprias formas de interação, que se manifestam por meio de gêneros textuais.

Na esfera do jornalismo, vários tipos de texto, orais ou escritos, são utilizados, como: notícia, reportagem e artigo de opinião. Mas muitas vezes, na hora de escrever, as pessoas confundem as características dos textos jornalísticos.

Tanto a notícia quanto a reportagem têm o objetivo de informar o leitor e relatar um acontecimento.

A diferença entre notícia e reportagem é que, enquanto a notícia se atém aos fatos ocorridos, a reportagem apresenta mais informações e desdobramentos.

Já o artigo de opinião é um texto argumentativo e por isso apresenta a opinião do autor sobre determinado tema.

Veja, abaixo, as principais diferenças entre os gêneros jornalísticos.

Principais características da notícia

O objetivo de uma notícia, seja on-line ou não, é informar o leitor de fatos ocorridos da forma mais imparcial possível, isto é, o jornalista deve abster-se de emitir suas próprias opiniões nesse tipo de texto, relatando apenas o ocorrido.

A prioridade da notícia é seu compromisso com a verdade e também com a divulgação o mais rápido possível. Por isso, desde o título, é preciso deixar claro o imediatismo do assunto.

Estrutura da notícia

Depois de um título que mostre o imediatismo do ocorrido e chame a atenção, é necessário abrir o texto com o lide (do inglês, lead), que dará ao leitor uma visão global dos acontecimentos.

O lide precisa responder às perguntas:

  1. O quê?
  2. Quem? (sujeito da ação)
  3. Quando?
  4. Onde?
  5. Como?

Nos próximos parágrafos, os fatos ocorridos deverão ser apresentados de forma clara e objetiva, priorizando as informações mais relevantes no início e as adicionais no fim.

Principais características da reportagem

Qual a diferença entre notícia, reportagem e artigo de opinião

A reportagem também tem o objetivo de informar, mas o que a difere da notícia é que ela apresenta mais informações sobre o assunto, geralmente envolvendo um trabalho investigativo do jornalista.

Outra diferença entre o que é notícia e reportagem é que a notícia é imediatista e relata um fato ocorrido, a reportagem, por ser mais longa e detalhada, pode exigir mais tempo de dedicação, porque, além do fato ocorrido, o jornalista trabalha com mais detalhes e pode apresentar diversas interpretações do acontecimento.

Estrutura da reportagem

Como o objetivo da reportagem é mostrar um acontecimento a fundo ou ainda várias interpretações para um fato, não há uma estrutura pré-definida.

É importante, além do título, ter um lide que pode, ou não, responder às perguntas principais. O importante é que seja chamativo e instigue o leitor.

Principais características do artigo de opinião

Embora a diferença entre notícia e reportagem seja o detalhamento e a investigação dos fatos, ambos têm o objetivo de informar. Já o artigo de opinião apresenta uma visão parcial e opinativa de um acontecimento.

É um texto argumentativo, aparece em jornais, revistas, televisão e rádio e aborda temas polêmicos ou da atualidade mostrando a opinião do jornalista sobre o assunto.

Estrutura do artigo de opinião

Geralmente, o artigo de opinião segue a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo:

  • Introdução (apresentação do tema);
  • Desenvolvimento (opinião sobre o tema com base em um ou vários argumentos);
  • Conclusão (fechamento do texto, muitas vezes retomando um ponto principal).

Também costuma apresentar título polêmico e instigante, além de usar linguagem simples e persuasiva.

Publique seu conteúdo no Universo de Negócios

Além de notícia, reportagem e artigo de opinião, publicar releases em portais de notícias é importante para a divulgação de temas.

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias e releases com o objetivo de evitar a propagação de fake news seguindo boas práticas de redação e jornalismo, além de ter critérios rigorosos de verificação de informações.

Publique um release e divulgue seu conteúdo no Universo de Negócios!

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!