Entenda a diferença entre notícia e reportagem

Compreender a diferença entre notícia e reportagem é fundamental antes de realizar a publicação de um material. Tire suas dúvidas sobre o assunto e saiba como publicar releases em portais de notícias on-line.

O que é uma notícia?

A notícia é a forma pela qual se relata acontecimentos recentes que são de interesse público. Notícias devem tratar de assuntos relevantes, que chamem a atenção do público ou que possam, de alguma forma, afetar a sociedade.

É possível afirmar que a notícia é de caráter temporal, ou seja, serve de informativo sobre fatos recentes e relevantes, podendo perder a validade em pouco tempo – a depender dos próximos acontecimentos.

Veja mais: Como é a estrutura de uma notícia?

O que é uma reportagem?

A reportagem, por sua vez, tem como principal objetivo levar informações ao leitor mediante fatos, dados e outros elementos importantes.

Ou seja, a reportagem, muitas vezes, é mais longa e completa do que uma notícia, além de responder certos questionamentos e abrir margem para discussões acerca do tema. Ela também deve ser feita com linguagem clara, concisa e objetiva.

Como funciona a estrutura da notícia?

Cada veículo de comunicação segue seu próprio tipo de estrutura para notícias, porém, é possível apontar para algumas características padrão.

Toda notícia deve contar com um título que deixe claro o imediatismo do assunto. Dessa forma, quem tiver acesso ao texto pode ter ideia do seu conteúdo já pelo título.

O texto da notícia deve ser aberto com o que é chamado pelo meio jornalístico de “lide”, que significa “liderar” ou “conduzir”, isto é, que orienta o leitor sobre os principais acontecimentos já nas primeiras linhas de conteúdo.

No lide, é preciso responder questões com objetividade. São elas:

  • O quê?
  • Quando?
  • Quem?
  • Como?
  • Onde?

Seguindo essa estrutura, tudo o que é de mais importante consegue ser entregue ao público de forma rápida e assertiva.

Veja mais: Qual é a diferença entre lide e linha fina?

Como funciona a estrutura da reportagem?

A estrutura da reportagem, por sua vez, diferencia-se por ser mais completa e entregar diferentes versões de um mesmo fato, garantindo ao leitor uma base mais robusta de informações.

Por ser um material mais complexo, a reportagem não chega a contar com uma estrutura pré-estipulada, exceto pelo título, que deve conter as palavras-chave do que é tratado no corpo do texto.

O responsável pela elaboração da reportagem também pode optar por apresentar o lide anunciando as principais questões tratadas no texto – que também ajuda a chamar a atenção e despertar a curiosidade do leitor.

Importante: os fatos descritos em uma reportagem demandam apuração minuciosa, mais profunda em comparação à notícia, uma vez que pode influenciar a opinião do leitor.

Diferença entre notícia e reportagem: saiba como publicar releases com o Universo de Negócios

Além da diferença entre notícia e reportagem, sabe-se o quanto publicar release em portais de notícias é importante para divulgar a matéria e garantir mais profissionalismo ao texto.

Nesse sentido, o Universo de Negócios pode ajudar justamente por ser um portal de divulgação de releases e notícias que contempla os mais diversos segmentos.

Para garantir a credibilidade e profissionalismo dos materiais que são veiculados no portal, realizamos um processo minucioso de revisão, a fim de garantir a veracidade das informações e combater a propagação de fake news. Navegue pelo site e veja como publicar releases no Universo de Negócios.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!