Press kit para influenciadores

Press kit para influenciadores: uma estratégia de marketing

Press kit é um nome já bastante conhecido nas áreas de marketing e de relações públicas e que, ao contrário do que muitos pensam, continuará muito presente no futuro do digital.

Ao longo do tempo, essa estratégia já passou por diversas mudanças, mas segue sendo uma das ações mais eficientes de divulgação de marca e reconhecimento, essencialmente por conta do custo-benefício e da possibilidade de retorno.

Quer conhecer mais sobre o que é press kit e o press kit para influenciadores?

Continue a leitura e se informe!

O que é press kit?

O press kit, ou kit de imprensa, é uma estratégia de marketing que tem como foco a apresentação de uma marca, empresa ou serviço para a mídia. 

No kit, há uma carta de apresentação, também conhecida como press release, e outros tópicos, que servem para mostrar as características do projeto em questão – convites e vouchers de descontos podem fazer parte do conjunto. 

No press release, a assessoria de imprensa apresenta o projeto, contando a história da marca, os serviços oferecidos e o objetivo daquele envio, que pode ser uma divulgação de produtos, ação de oportunidade, dentre outros. 

No começo, o objetivo de envio do press kit era alcançar jornalistas, que divulgavam por conta própria, quando gostavam. O aumento das vendas, com a visibilidade alcançada, era essencial para a marca.

Com a chegada do marketing de influência e a popularização das redes sociais, o press kit passou a ser encarado de uma outra forma. 

Press kit para os influenciadores

Com a chegada do marketing de influência, os influenciadores digitais se tornaram mais populares, diversificando as formas de press kit. 

Os influenciadores digitais são aquelas personalidades públicas, que possuem um forte impacto na construção da opinião das pessoas, com grande audiência em plataformas digitais e alto engajamento e número de seguidores. 

Estes perfis possuem um largo espaço de comunicação com os consumidores em potencial, podendo atuar em diversos segmentos, como nos ramos esportivo, beleza e estilo de vida.

Um exemplo de press kit para influenciadores pode ser o envio de amostras de suplementos e peças de roupas e acessórios para treino para que sejam usados e divulgados em seus canais. 

O press kit pode ser usado em outros segmentos também, como no de cuidados com a pele e cabelo, materiais de conveniência, eventos e outros. 

Vantagens do press kit

Uma das grandes vantagens do press kit para influenciadores é a divulgação espontânea, realizada em redes sociais, para influenciadores ou até em veículos impressos.

Ter uma divulgação em espaços de mídia, como comerciais de TV, exige um investimento financeiro muito elevado. 

Apostar em um press kit é vantajoso, pois está associado ao bom custo-benefício, ao crescimento de vendas e à divulgação da marca. 

Como fazer um press kit

Na realização do press kit, é importante considerar alguns pontos:

  • Carta de introdução;
  • Informações sobre o projeto;
  • Materiais audiovisuais;
  • Estatísticas do projeto;
  • Fotos;
  • Brindes.

Conheça o Universo de Negócios!

O Universo é um importante divulgador de notícias e releases, com uma equipe especializada em produzir o melhor conteúdo para a sua marca. Entre em contato e publique seu material conosco.