Dicas de como fazer um bom artigo de opinião

O artigo de opinião é um gênero textual muito utilizado em diversas ocasiões. Porém, nem todos sabem como ele deve ser escrito e qual é a estrutura correta desse tipo de texto. 

Por isso, preparamos um post completo sobre o conceito do artigo de opinião, as principais características do gênero, entre outras informações relevantes. Acompanhe!

O que é um artigo de opinião?

O artigo de opinião é um dos gêneros textuais mais interessantes e importantes da atualidade. Isso acontece porque ele é muito cobrado em vestibulares e provas de concurso público, além de ser encontrado em revistas famosas por conter assuntos interessantes e educativos.

Diferentemente de uma notícia, por exemplo, o artigo de opinião não precisa ser imparcial. É de extrema relevância que ele contenha a opinião do escritor e que emita o seu juízo de valor sobre as informações contidas no texto.

Principais características do artigo de opinião

As características de um artigo de opinião são diversas, mas as principais são o tipo de linguagem utilizada, a ligação com fatos que já aconteceram e, é claro, a veracidade das informações factuais. Veja essas características um pouco mais detalhadamente:

Linguagem

A linguagem do artigo de opinião deve ser persuasiva para instigar o leitor a acreditar nos fatos e até mesmo a concordar com a opinião do escritor. Isso leva a outro ponto importante da linguagem: a objetividade. O texto deve ser claro e objetivo para que a mensagem seja passada de forma natural.

Além disso, normalmente é utilizada a 3ª ou a 1ª pessoa nesse tipo de texto. A depender da opção utilizada, o artigo fica mais informativo ou traz o leitor para mais próximo de quem está escrevendo.

Fatos passados

Outra característica importante é a questão temporal dos artigos de opinião. Normalmente, eles estão relacionados a coisas que já aconteceram. O artigo pode trazer a visão do escritor sobre um acontecimento importante da história ou até mesmo sobre alguma notícia veiculada recentemente.

Veracidade

Por fim, o artigo de opinião deve conter a verdade dos fatos narrados. Embora a opinião seja algo absolutamente subjetivo, o fato que levou o escritor a pensar de tal forma deve ser verdadeiro.

Como escrever um bom artigo de opinião

Para escrever um bom texto desse gênero textual, é importante se atentar ao tema. Ele deve ser interessante para o leitor, assim como a tese abordada pelo escritor. É preciso demonstrar conhecimento sobre o assunto para que a pessoa que está lendo o artigo sinta que o material escrito tem qualidade.

Além disso, é essencial que o artigo de opinião não tenha “achismos”, mas sim opiniões concretas sobre o tema. Para ir além do óbvio e fazer um artigo de opinião excelente, o ideal é utilizar contra-argumentos e refutá-los ao longo do texto.

Estrutura de um artigo de opinião

A estrutura do artigo de opinião é composta, primeiramente, por um título que chame a atenção do leitor. Normalmente, é o título do artigo que faz com que o leitor tenha interesse em ler. A introdução também faz parte da estrutura do artigo e deve contar com uma contextualização geral sobre o que o texto trata. 

Depois disso, o desenvolvimento deve ser feito, já com os argumentos que sustentam a tese. Eles podem ser utilizados em ordem de importância para incentivar o leitor a chegar até o final do texto. Por fim, é importante que o artigo de opinião tenha a assinatura do escritor, a qual pode ser colocada no início ou no final do texto.

Conheça o Universo de Negócios

O Universo de Negócios oferece diversos serviços relacionados à produção textual de releases. A empresa é comprometida com o combate às fake news e conta com um atendimento especializado para empresas. Navegue pelo site do Universo de Negócios e veja os conteúdos disponíveis. Além disso, entre em contato e publique um release com a gente!

cuecas masculinas

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!