Clipping é o acompanhamento frequente dos conteúdos, de origem jornalística, em plataformas digitais, ou não, sobre determinada marca.
O clipping vai realizar um compilado dos conteúdos (notícias, por exemplo) que foram divulgados sobre a marca, em arquivos.
Entender o que é clipagem vai ajudar na construção de estratégias que trazem resultados para o empreendimento.
Além de ajudar nas estratégias de Marketing como um todo, o clipping faz com que os donos da marca, ou sua equipe, saibam, o mais rápido possível, o que estão dizendo sobre ela.
O nome “clipping” vem de clip, termo em inglês que significa cortar ou grampear. Metaforicamente, é como se estivessem sendo realizados recortes de jornais, unidos em arquivos, de forma on-line.
Agora que você já entendeu o que é clipagem, é necessário conhecer a sua importância.
Fazer um clipping jornalístico é essencial para que se tenha noção da visão externa que a marca possui, além de possibilitar a barragem de possíveis crises em torno da imagem.
Se a imagem que determinada marca possui, pelo público externo, está condizente com os valores da empresa, significa que o trabalho está alinhado e sendo bem executado.
Caso contrário, é necessário que se identifique em que parte do processo estão acontecendo gargalos e o que pode ser feito para melhorar a imagem da corporação. O clipping vai ajudar a obter essas informações.
A internet trouxe diversos benefícios para a realização do clipping, sem alterar a concepção que as pessoas têm sobre o que é clipagem.
Antes do advento da internet e da era digital, era necessário adquirir diversas revistas e jornais impressos para que fosse instaurada uma busca aprofundada e detalhada por informações sobre a marca.
Além disso, rádios e TVs também eram fontes em que as pessoas consultavam informações para o clipping, sendo preciso acompanhar todas as notícias na íntegra.
Todo esse processo foi facilitado com a chegada da internet.
Veja também: Entenda tudo sobre Auxiliar de Clipping
Continue a leitura e confira um passo a passo facilitado de como fazer um clipping.
As palavras-chave já são bastante utilizadas em Marketing, como nas estratégias de SEO.
Elas também podem ser usadas na construção de um clipping, já que permitem identificar o que de fato interessa para a marca e para o tomador de decisões.
Deve-se estar atento às redes sociais e outros canais on-line.
Nessas plataformas, é possível achar assuntos interessantes por meio das ferramentas de buscas e hashtags, por exemplo, como informações sobre o nicho da marca, tendências e outras.
Essas redes também permitem verificar como a concorrência e os próprios clientes (e possíveis clientes) enxergam a marca, para que assim sejam traçadas estratégias condizentes e que trarão resultados.
Os canais on-line são importantes, mas os off-line também são.
Mesmo perdendo um pouco de popularidade, eles ainda são muito importantes de serem vistos, já que ainda possuem forte impacto entre o mercado consumidor, sendo bastante consumidos por ele.
Além desses três pontos, também é essencial a criação de relatórios para facilitar o processo de toda equipe e evitar retrabalho!
Entre os principais erros ao se fazer uma clipagem, e que devem ser evitados, destacam-se dois:
é essencial colocar-se à disposição para a resolução de possíveis problemas. Isso mostra transparência por parte da organização;
o mundo atual preza bastante a interação. É necessário que a marca mostre ao seu público as boas novidades para gerar compartilhamentos.
Fique por dentro! Confira mais conteúdos como este no portal do Universo de Negócios!
Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!
Últimas notícias
Segundo pesquisa, 95% dos brasileiros preferem comprar carros usados
Governo edita MP de crédito para pagamento de auxílios
Acesso à internet no campo aumenta durante a pandemia da Covid-19
Ceratocone é uma das grandes causas de transplante de córnea em âmbito mundial
Acréscimo no Auxílio Brasil será pago de agosto a dezembro deste ano
Categorias
Mapa do Site
O Universo de Negócios é um portal que divulga notícias de diversos segmentos do mercado. Entre em contato com a equipe do Universo de Negócios para publicar releases, notícias ou outros conteúdos de interesse geral.