Você sabe o que é clipagem? Veja dicas importantes sobre esse processo

Clipping é o acompanhamento frequente dos conteúdos, de origem jornalística, em plataformas digitais, ou não, sobre determinada marca.

O clipping vai realizar um compilado dos conteúdos (notícias, por exemplo) que foram divulgados sobre a marca, em arquivos.

Entender o que é clipagem vai ajudar na construção de estratégias que trazem resultados para o empreendimento.

Para que serve uma clipagem?

Além de ajudar nas estratégias de Marketing como um todo, o clipping faz com que os donos da marca, ou sua equipe, saibam, o mais rápido possível, o que estão dizendo sobre ela. 

O nome “clipping” vem de clip, termo em inglês que significa cortar ou grampear. Metaforicamente, é como se estivessem sendo realizados recortes de jornais, unidos em arquivos, de forma on-line. 

Por que é importante realizar o clipping?

Agora que você já entendeu o que é clipagem, é necessário conhecer a sua importância.

Fazer um clipping jornalístico é essencial para que se tenha noção da visão externa que a marca possui, além de possibilitar a barragem de possíveis crises em torno da imagem. 

Se a imagem que determinada marca possui, pelo público externo, está condizente com os valores da empresa, significa que o trabalho está alinhado e sendo bem executado. 

Caso contrário, é necessário que se identifique em que parte do processo estão acontecendo gargalos e o que pode ser feito para melhorar a imagem da corporação. O clipping vai ajudar a obter essas informações.

A internet trouxe diversos benefícios para a realização do clipping, sem alterar a concepção que as pessoas têm sobre o que é clipagem. 

Antes do advento da internet e da era digital, era necessário adquirir diversas revistas e jornais impressos para que fosse instaurada uma busca aprofundada e detalhada por informações sobre a marca.

Além disso, rádios e TVs também eram fontes em que as pessoas consultavam informações para o clipping, sendo preciso acompanhar todas as notícias na íntegra. 

Todo esse processo foi facilitado com a chegada da internet.

Veja também: Entenda tudo sobre Auxiliar de Clipping

 

Como fazer um clipping?

Continue a leitura e confira um passo a passo facilitado de como fazer um clipping.

1. Use palavras-chave

As palavras-chave já são bastante utilizadas em Marketing, como nas estratégias de SEO.

Elas também podem ser usadas na construção de um clipping, já que permitem identificar o que de fato interessa para a marca e para o tomador de decisões. 

2. Verifique redes sociais

Deve-se estar atento às redes sociais e outros canais on-line.

Nessas plataformas, é possível achar assuntos interessantes por meio das ferramentas de buscas e hashtags, por exemplo, como informações sobre o nicho da marca, tendências e outras. 

Essas redes também permitem verificar como a concorrência e os próprios clientes (e possíveis clientes) enxergam a marca, para que assim sejam traçadas estratégias condizentes e que trarão resultados.

3. Esteja atento aos meios off-line

Os canais on-line são importantes, mas os off-line também são. 

Mesmo perdendo um pouco de popularidade, eles ainda são muito importantes de serem vistos, já que ainda possuem forte impacto entre o mercado consumidor, sendo bastante consumidos por ele. 

Além desses três pontos, também é essencial a criação de relatórios para facilitar o processo de toda equipe e evitar retrabalho!

Principais erros ao se fazer uma clipagem

Entre os principais erros ao se fazer uma clipagem, e que devem ser evitados, destacam-se dois:

  • Ignorar notícias negativas:

    é essencial colocar-se à disposição para a resolução de possíveis problemas. Isso mostra transparência por parte da organização;

  • Não compartilhar notícias positivas:

    o mundo atual preza bastante a interação. É necessário que a marca mostre ao seu público as boas novidades para gerar compartilhamentos.

Fique por dentro! Confira mais conteúdos como este no portal do Universo de Negócios!

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!