Elaborar um release não é mais uma tarefa atribuída apenas aos assessores de imprensa.
Atualmente, todos os que trabalham com marketing precisam estar em constante contato com veículos de comunicação, por meio de um divulgador de notícias, por exemplo.
Com isso, é essencial saber produzir esse tipo de conteúdo, quais são os erros comuns cometidos na hora da escrita e até conferir um release pronto que sirva de modelo.
Tudo isso você encontra neste artigo.
Continue a leitura e confira!
O que é release?
Um release é um documento essencial para a comunicação corporativa e de marketing, destinado a informar jornalistas e veículos de mídia sobre novidades relevantes. Um release bem estruturado segue a forma de um texto jornalístico e deve ser claro, direto e informativo. Inclui elementos como título, subtítulo, lide e corpo do texto, com o objetivo de transmitir a mensagem principal de forma eficaz. Saber o que é release e como redigi-lo corretamente é fundamental para garantir que suas informações sejam divulgadas de maneira profissional e atraente.
Objetivo do Release
- Informar: Compartilhar notícias e informações relevantes que possam interessar ao público e à mídia.
- Gerar Interesse: Atrair a atenção dos jornalistas e veículos de comunicação para que eles considerem a informação para publicação.
Controlar a Mensagem: Garantir que a informação divulgada seja apresentada da maneira desejada, minimizando mal-entendidos ou distorções..
Como fazer um release?
Na hora de produzir e publicar release, é importante que você se atente à estrutura do texto a ser desenvolvido.
É preciso pensar sobre como as informações estarão dispostas ao longo do conteúdo, dando foco na mensagem principal, já no início. Quem vai ler, precisa saber, à primeira vista, do que aquele texto se trata.
Não há um padrão determinado para um release, mas recomenda-se usar uma estrutura de um texto jornalístico, como a reportagem.
Para isso, pode-se seguir desta forma:
- Título;
- Subtítulo;
- Lide;
- Corpo do texto;
- Outras informações.
Com base nessa estrutura, o conteúdo a ser escrito pode ser organizado e subdividido, deixando o processo de escrita mais fácil e dinâmico.
Veja também: Dicas de como fazer um bom artigo de opinião | Descubra também o que é release
Quais os tipos de release?
Existem diferentes tipos de release, cada um adaptado ao objetivo e ao público-alvo:
- Release de produto: Usado para divulgar o lançamento de novos produtos ou serviços.
- Release de evento: Focado na promoção de eventos, como feiras, conferências ou ações beneficentes.
- Release corporativo: Divulga mudanças institucionais, como fusões, aquisições ou novas parcerias.
- Release de resultados: Usado para comunicar os resultados financeiros de uma empresa ou organização.
Cada tipo de release segue uma estrutura similar, mas com foco diferente de acordo com o conteúdo e o propósito.
Quem faz um release?
Normalmente, o release é elaborado por profissionais de comunicação, como assessores de imprensa e jornalistas.
No entanto, profissionais de marketing, empreendedores e gestores de comunicação também podem criar releases para divulgar suas próprias novidades ou de suas empresas.
Qualquer pessoa ou empresa que deseja estabelecer um bom relacionamento com a mídia e garantir que suas informações sejam divulgadas corretamente pode aprender a fazer um release.
Estrutura de um release
A estrutura básica de um release segue o padrão de textos jornalísticos, que visa a clareza e a objetividade. Confira abaixo os principais elementos que compõem um release bem elaborado:
- Título: Deve ser curto, objetivo e chamar a atenção. Resume o tema principal do release.
- Subtítulo (opcional): Complementa o título com mais detalhes, fornecendo informações adicionais que instigam a leitura.
- Lide: Primeiro parágrafo que responde às perguntas principais: o quê, quem, quando, onde, como e por quê. Esse é o resumo da notícia e deve captar o interesse do leitor logo de início.
- Corpo do Texto: Detalha as informações apresentadas no lide. Aqui, podem ser incluídas declarações de porta-vozes, dados relevantes, números e demais detalhes.
- Informações adicionais: É importante incluir links, referências e formas de contato para que o jornalista ou editor saiba a quem recorrer para obter mais informações.
- Contato: Inclua nome, e-mail, telefone e outros meios de contato do responsável pelo release, para facilitar o retorno da imprensa.
Erros que devem ser evitados ao escrever um release
Um release deve ser informativo, direto e completo.
Com isso, há alguns erros que precisam ser evitados na hora em que for escrever.
Separamos alguns desses erros a seguir.
Leia mais: Modelo de notícia: como criar um release de forma profissional?
Informações incompletas
Caso seja solicitado o envio de mais informações sobre o release, significa que foi escrito de forma errada.
No conteúdo, devem constar todos os dados sobre o tema em questão.
Por isso, é muito importante fazer uma lista de conferência antes de escrever, enumerando os pontos importantes e verificando, ao final, se tudo está correto e completo.
Uma técnica jornalística que pode ser usada é responder às cinco perguntas: “Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?”.
Sem contato
Em releases, é necessário ter as informações de contato de quem escreveu, como e-mail, telefone, site ou outras formas.
Publicidade
Os jornalistas que receberão o release pronto aguardam um conteúdo informativo e relevante, e não um conteúdo publicitário.
Evite criar ruídos no seu relacionamento com jornalistas, para que não haja interrupção na recepção de futuros releases.
Exemplo de release pronto
Para deixar o entendimento sobre o assunto ainda mais claro, separamos um modelo de release pronto, para exemplificar o que viemos conversando até aqui.
Seguimos nesse exemplo de release, a estrutura indicada, usando uma notícia fictícia.
Confira a seguir.
Título: Evento beneficente será realizado em São Paulo
Subtítulo ou linha fina: A empresa Y realizará um evento na cidade de São Paulo, neste mês, para arrecadar fundos destinados às causas sociais
Lide: No dia 11 de fevereiro, às 15h, em São Paulo (SP), acontecerá um evento beneficente em prol de organizações não governamentais. O evento ocorrerá no Bairro X.
Conteúdo: O evento é gratuito, mediante a doação de um alimento não perecível, a ser recolhido na portaria.
Na programação, haverá a presença de cantores famosos, apresentações artísticas e exposição de quadros de artistas plásticos locais.
Também haverá barracas com comidas típicas do Nordeste.
Esse evento beneficente é o terceiro já realizado pela nossa empresa, a qual, no ano passado, foi premiada em um evento importante acerca de causas sociais.
O quê: evento beneficente da empresa Y.
Data: 11 de fevereiro.
Endereço: Rua A, Bairro X.
Horário: 16h às 22h.
Sobre a empresa Y: A empresa Y é referência no setor metalúrgico brasileiro. Atualmente, conta com 20 filiais ao redor do mundo.
(Inserir informações de contato.)
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