Imagem de uma mulher escrevendo em um documento sobre como fazer uma errata

Como criar uma errata?

Muitas vezes, após terminarmos um trabalho acadêmico, percebemos que algo está faltando ou que cometemos algum erro na escrita. Para resolver esses problemas, existe a errata, um recurso que permite corrigir erros em diversos documentos.

Continue a leitura e aprenda como criar uma errata!

O que é uma errata? 

A errata é uma espécie de documento destinado à correção de erros em publicações. Quando algum erro é evidenciado em um artigo, post ou notícia, por exemplo, o autor não pode apenas editar o arquivo. Outras pessoas podem ter citado ou se embasado no conteúdo completo da publicação para desenvolver estudos e notícias ou até para formar uma opinião acerca de determinado assunto.

Em monografias e trabalhos acadêmicos, é comum que sejam feitas erratas para corrigir erros, tanto relacionados a informações quanto a erros de ortografia. Nesse último caso, é essencial que a errata esteja nos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Como fazer uma errata?

Para criar uma errata de um trabalho acadêmico, é preciso seguir algumas regras básicas. Segundo a Norma Brasileira 14724, da ABNT, a errata é a “lista dos erros ocorridos no texto, seguidos das devidas correções” e é assim que deve ser representada.

A errata deve ser feita em uma folha separada, posicionada logo depois da folha de rosto do trabalho. O título da folha é a palavra “ERRATA”, em negrito, e logo a seguir é preciso inserir informações de referência, com espaço simples, alinhadas à esquerda e na seguinte ordem: nome do autor, título, número de folhas, tipo de trabalho, instituição de ensino, cidade, ano.

Em seguida, devem constar, em formato de colunas, a indicação da folha e da linha em que o erro se encontra e as expressões “Onde se lê” e “Leia-se”, indicando o erro presente no trabalho e a respectiva correção.

Modelo de errata 

Confira o modelo de uma errata que pode ser utilizada em artigos acadêmicos:

ERRATA

Nome do autor, título do conteúdo, data de publicação x f., grau e curso, instituição de ensino, local e data de apresentação.

FolhaLinhaOnde se lêLeia-se
032há décadas atráshá décadas
152020152018
279jornal Folha de São Paulojornal O Estado de São Paulo

A errata não pode estar no sumário do trabalho, não deve ter indicação de número de página e não é contada como uma página no total de folhas que aparece quando o trabalho é referenciado.

A importância da revisão final

Ninguém está livre de cometer erros gramaticais, de citação e de digitação em trabalhos acadêmicos. Isso é muito comum e, na maioria das vezes, não acarreta perda de nota ou credibilidade pelo aluno. Porém, em alguns trabalhos, como as monografias ou os artigos científicos, esse erro não é muito aceitável pelas bancas examinadoras.

Dessa forma, o mais recomendável é fazer uma revisão final no trabalho, para não precisar empregar o recurso da errata. Por mais que ela seja um instrumento que ajuda o aluno, não vale a pena esperar que o erro seja evidenciado para somente então corrigi-lo. Faça uma revisão final, preferencialmente com um revisor qualificado, e não tenha problemas!

Agora que você já sabe como fazer uma errata de documentos, que tal ter a sua matéria revisada e publicada por um divulgador de notícias? Continue no site do Universo de Negócios e saiba ma

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