Ideias de títulos: 5 dicas de como criar títulos chamativos

No meio do amontoado de conteúdos que inundam a internet diariamente, é preciso se destacar para conseguir chamar a atenção do leitor. Em apenas alguns segundos, quem navega por um site e visualiza o título de um texto decide se seguirá em frente com a leitura ou não. É por essa razão que ter boas ideias de títulos se torna fundamental na geração de audiência para os conteúdos de seu site.

 Dificilmente alguém decide conhecer o que está sendo dito em determinado texto se o seu título não o convencer de que vale a pena. Ao mesmo tempo, o título precisa ser uma espécie de resumo sincero do que o leitor encontrará caso dê uma chance ao conteúdo, para que não haja frustração e, consequentemente, uma repulsa pelo seu site. 

Veja, abaixo, algumas regrinhas básicas que vão te ajudar na criação de títulos chamativos e interessantes!

Qual é a importância de criar títulos chamativos?

O título é a porta de entrada do seu conteúdo – e, muitas vezes, a parte mais importante dele. É a partir de uma boa frase, que resume de forma coerente e precisa aquilo que o leitor encontrará nas linhas abaixo, que um texto ganha alguns minutos de atenção em meio a tantos outros. Além disso, o título é o principal agente de entrega do seu conteúdo como resultado em pesquisas no Google. Por isso, é fundamental a escolha das palavras-chave certas para estarem ali. 

Como ter boas ideias de títulos?

Para pensar em títulos atrativos, é importante saber que isso demanda tempo e dedicação. Não adianta gastar horas produzindo um conteúdo de qualidade e, na sequência, achar que cinco segundos são suficientes para criar um título adequado e que trará resultados. 

Também é importante sempre ter em mente o tipo de público que você busca atrair. Vale a pena elaborar um título mais sensacionalista? É preciso um detalhamento técnico maior? Usar humor é uma boa ideia? Tudo isso depende de quem costuma acessar seu site e, mais do que isso: quem você deseja que passe a acessá-lo agora.

Confira essas dicas para criar títulos

Não existe fórmula mágica para o desafio de criar bons títulos para seus textos, mas algumas orientações podem ser úteis nessa atividade. Confira!

1. Tenha um “gancho”

No jargão jornalístico, “gancho” de uma matéria nada mais é do que a informação mais importante que ela apresenta, ou aquela pela qual o leitor será atraído a ler o restante. Então, nada de suspense! A ideia principal de um conteúdo digital precisa estar em seu título.

2. Dê prioridade às palavras-chave

A língua portuguesa é repleta de palavras diferentes que trazem o mesmo significado. Na hora de compor seus títulos, se houver dúvidas entre uma ou outra expressão, sempre escolha aquela que é mais conhecida ou que apresenta mais pesquisas na internet – ou seja, priorize as famosas palavras-chave.

3. Use números

Números chamam a atenção e aguçam a curiosidade do leitor. Por isso, faça uso dessa estratégia sempre que possível. A chance de ele ficar interessado em saber quais são as “5 formas de criar um site”, caso só tenha ouvido falar de 3, por exemplo, são altas. E já demos outra dica: sempre utilize numerais ao invés de números por extenso.

4. Use verbos

Títulos com o uso de verbos causam muito mais impacto no leitor. Além disso, priorize usá-los sempre no presente para que eles não passem a impressão de conteúdo ou notícia antiga, por exemplo.

5. Crie uma familiaridade com o leitor

Aproximar-se de quem está lendo seu conteúdo é sempre uma boa ideia. O uso de palavras como “você” com certeza cria um diálogo direto com o leitor, além de citar situações comuns do dia a dia que o farão se sentir compreendido pelo conteúdo.

Ter boas ideias de títulos é apenas uma das estratégias que farão seu site crescer e alcançar um público muito maior na internet. Navegue pelo Universo de Negócios, publique um release conosco e conheça todos os serviços que oferecemos para te ajudar nessa missão.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!