jovem lendo texto com parágrafos curtos no notebook

Por que escrever parágrafos curtos nos textos é a melhor opção?

As pessoas estão procurando, com mais frequência, por informações pela internet, em portais de notícias e blogs.

Mas você sabe o que faz o usuário escolher um texto em detrimento de outro? Os parágrafos curtos têm um papel muito importante nisso.

Entenda a importância dos parágrafos curtos e como escrever o seu texto, visando otimizar o conteúdo e a experiência do usuário.

O que são parágrafos curtos?

Os parágrafos curtos são comumente vistos em propagandas, publicidades e textos otimizados. São elaborados com poucas palavras, frases objetivas e informações relevantes.

Para metrificar, um parágrafo é considerado curto quando possui até 4 linhas, ou seja, entre 150 e 200 palavras. De toda forma, a preferência é para parágrafos de duas linhas.

Importante: ainda que seja recomendável fazer parágrafos curtos, é fundamental que façam sentido, para não prejudicar a leitura. Priorize a coesão e a coerência, mais do que o tamanho de cada parágrafo.

Veja também: Características e estrutura da reportagem

Qual a importância de usar parágrafos curtos nos textos?

Textos com parágrafos longos, assim como sessões com muito texto corrido (sem quebras), são considerados massivos, de difícil leitura.

Por outro lado, parágrafos de até 4 linhas, com quebras ou separados por subtítulos, são mais atraentes.

Importante salientar que parágrafos muito grandes, além de serem de difícil leitura, também podem prejudicar a legibilidade dos textos.

A importância de legibilidade dos textos

A legibilidade dos textos, ou seja, a facilidade de realizar uma leitura, além de ser fundamental para a experiência dos usuários também influencia as estratégias de otimização de sites.

Para que um texto tenha mais legibilidade, é preciso garantir que haja um espaço vazio entre os parágrafos e sejam curtos.

Isso é necessário pelo fato de que muitas pessoas leem os textos de forma dinâmica, procurando pelas palavras-chave e informações que respondem às suas dúvidas.

Ao se deparar com imensos blocos de textos, as pessoas não conseguem identificar a ideia central da sessão e acabam dando preferência a outros conteúdos.

Importante: realize a quebra de sessões, criando espaços entre os parágrafos, para que o leitor “respire” durante a leitura. Você também pode adicionar imagens ou banners para promover essa noção de espaço.

Veja também: Novo acordo ortográfico da língua portuguesa: o que mudou? | Características e estrutura da reportagem

Como escrever um bom parágrafo?

Para escrever um bom parágrafo, você deve sintetizar as principais informações que deseja fornecer em poucas linhas.

O seu parágrafo deve começar com uma frase que resuma as informações. Essa frase deve garantir ao leitor uma ideia que represente o parágrafo todo.

Com isso, você consegue manter a atenção do leitor e aumentar as chances de que permaneça no seu site.

Então, basicamente, um bom parágrafo:

  • Aborda um aspecto específico no assunto tratado pelo texto, resumidamente;
  • Começa sempre com uma frase principal.

Confira também: Como criar uma errata? | Características da reportagem

Saiba como aumentar o alcance dos seus textos com parágrafos curtos e publicações

Parágrafos curtos tornam a leitura mais fácil e otimizam a experiência do usuário no seu site. Bons parágrafos não costumam exceder 200 palavras.

Publicar em portais de notícias é outra forma de promover seus conteúdos, e o Universo de Negócios é um divulgador de notícias e de outros materiais, que pode ajudar a atingir muitas pessoas do seu nicho de atuação.

Entre em contato aqui pelo site e saiba como divulgar releases no Universo de Negócios.