Anotações promocionais do Gmail: como podem ajudar o seu e-commerce?

Pouco divulgado pelo Google, o recurso de anotações promocionais do Gmail pode ser uma ferramenta interessante para gestores de e-commerce. De forma resumida, ele serve para dar destaque para cupons de desconto em campanhas de e-mail marketing. Os dados e informações do conteúdo disparado são exibidos na linha de assunto, mesmo antes de o cliente abrir a mensagem. 

Anotações promocionais do Gmail

Criado em 2004, o Gmail possui um sistema muito interessante baseado em nuvem, que tem ganhado o gosto dos usuários há alguns anos. No mundo, existem mais de 1,5 bilhão de pessoas que usam a plataforma de forma ativa. Desse montante, cerca de 10 milhões estão no Brasil. E essa quantidade não para de crescer. 

Por isso, quando se trata de e-commerce, o Gmail é uma ferramenta que deve ser observada pelas empresas, sobretudo, por pertencer ao universo do e-mail marketing, que tem se mostrado uma alternativa para as lojas virtuais em tempos de inflação de Ads no mercado. 

Esses dias, ouvi um importante empresário do setor fazer o seguinte questionamento: 

Você já viu preço de Ads cair? Certamente não. Por isso, é importante que os donos de negócios tenham a consciência de criar uma base de contatos própria, para não ter o seu projeto construído em “terreno alugado”.

Voltando ao tema das anotações promocionais, vale dizer que só funcionam para usuários do próprio Gmail e em dispositivos móveis, ou seja, quando a caixa de e-mail é aberta em desktop, o recurso não funciona.

Não caberia fazer um tutorial sobre como utilizar a ferramenta, ficaria cansativo, e esse não é o objetivo do artigo. Portanto, agora que você já sabe para que servem as anotações promocionais do Gmail, vale elencar algumas dicas, caso queira se aprofundar no tema. 

A primeira delas é sempre buscar informar a data do término de uma promoção ao usar o sistema. Ao fazer isso, o algoritmo do Google entende que a sua mensagem deve ser alocada na aba de “Principais recomendações”, isto é, há uma priorização do conteúdo. 

A segunda é a atenção. Use sempre cupons que realmente estão ativos. O poder de entrega desse mecanismo é muito interessante, e, dada a maior visibilidade, é preciso não frustrar o cliente.

A terceira – relevante para qualquer loja virtual – diz respeito à reputação do seu domínio. Por isso, procure sempre ter uma base de contatos limpa e jamais compre mailings. Fazendo isso, você evitará que as suas mensagens caiam no spam.   

Bons negócios!

Conteúdo escrito por: Vinicius Correa, CEO da Mailbiz.

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