Como é a estrutura de uma notícia?

Um dos principais tipos de redação jornalística, a notícia é utilizada para informar as pessoas sobre um determinado assunto. Apesar de ser um dos modelos mais simples e conhecidos da profissão, ela pode ser facilmente confundida com outros gêneros textuais por quem não é da área. Mas, com características próprias, a estrutura de uma notícia foi criada exatamente para diferenciar o estilo dos outros e chamar a atenção dos leitores.

O que é uma notícia?

Tratada como um dos modelos textuais do jornalismo, senão o principal, a notícia é responsável por tratar um determinado acontecimento de interesse público. Diferentemente de outros estilos, esse tipo de redação busca trazer à tona informações factuais, ou seja, o puro fato em si, pautando-se nas seguintes questões: “O quê?”, “Como?”, “Quando?”, “Onde?”, “Quem?” e “Por quê?”.

Vale ressaltar que esse gênero jornalístico não é exclusivo da imprensa escrita (sites, jornais e revistas) e pode ser utilizado pelas mídias visuais (televisão e programas na internet) e falada (rádio). Devido ao seu caráter mais imediatista, possui linguagem simples, objetiva e precisa, de modo que seja entendida facilmente pelo público.

Quais são as características de uma notícia?

Como citado no começo, apesar de ser um modelo textual mais simples e um dos mais conhecidos, a notícia possui uma série de características próprias, fundamentais para diferenciá-la dos outros tipos e torná-la eficiente.

Linguagem

Um dos principais atributos dados ao gênero é a sua linguagem, geralmente direta e impessoal. A formalidade também pode ser considerada uma qualidade do estilo, porém varia de acordo com a editoria, tendo uma abordagem um pouco mais leve para o esporte, cultura e entretenimento do que para a política ou economia. Deve-se sempre optar por palavras de fácil entendimento, e não expressões complexas e desconhecidas do grande público.

Imparcialidade

Diferentemente de uma coluna ou blog, em que o autor normalmente expressa suas opiniões de forma mais transparente, a notícia tem como uma de suas principais características não tomar partido de nenhum lado, apenas relatando os fatos e dando voz a todas as partes envolvidas. Por isso, é imprescindível tomar cuidado ao produzir um texto desse e utilizar palavras neutras.

Realidade e relevância

Outra característica importante da notícia é que ela deve apresentar somente fatos e nunca fugir para a fantasia ou especulação de informações não confirmadas. Além disso, textos muito longos, recheados de informações sem grande importância, devem ser evitados. O redator deve priorizar somente informações relevantes ao fato.

Como funciona a estrutura de uma notícia?

Em sua essência, a estrutura de uma notícia é baseada em uma técnica conhecida como pirâmide invertida. Esse conceito se diferencia dos textos literários, que deixam o clímax mais para o final, e tem como objetivo trazer, logo de cara, em seu primeiro parágrafo (ou no máximo nos dois primeiros), as informações principais do acontecimento a ser relatado, apresentando o fato em si (o que), personagens (quem), meios (como), tempo (quando), espaço (onde) e os motivos (por quê).

Esse primeiro parágrafo é chamado no meio jornalístico de lide (lead, em inglês). Trata-se de uma estratégia utilizada para resumir em poucas palavras, logo no início do texto, do que se trata a notícia e chamar a atenção do leitor. Depois, ao longo do texto, são colocadas as informações secundárias e todos os detalhes do acontecimento.

Tem uma notícia e gostaria de veiculá-la na internet? Saiba como publicar um release no Universo de Negócios, um site especializado em divulgar notícias sobre o mundo empresarial nos mais diversos segmentos. Envie seu material para a análise da nossa equipe e divulgue seu conteúdo para o mundo!

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!