Divulgação orgânica

Saiba o que é divulgação orgânica e como fazê-la

Você sabe o que é divulgação orgânica? Bom, algo orgânico é inerente ou específico dos organismos e seres vivos, aquilo que é realizado por vias e processos naturais.

Portanto, evoluir de maneira orgânica é fazer com que a sua empresa cresça naturalmente, sem interferência de mídias pagas.

Acompanhe este artigo e entenda mais sobre a divulgação orgânica e os tipos de mídia que podem ser trabalhados. 

Como fazer divulgação orgânica?

Você deve estar se perguntando: como posso fazer a divulgação orgânica? Na verdade, a escolha da plataforma correta para esse objetivo depende do público-alvo e dos produtos ou serviços oferecidos.

O público orgânico espera que as empresas os envolvam por meio de conteúdos com soluções úteis e criação de experiências positivas. 

Assim, algumas plataformas e meios são mais comuns de serem encontrados em uma estratégia de divulgação orgânica, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Pinterest;
  • TikTok;
  • Influenciadores digitais;
  • YouTube;
  • Blogs.

O que é mídia paga?

Além da divulgação orgânica, existe a estratégia pensada por meio da mídia paga, que é a comunicação realizada a partir do investimento direto para a divulgação da marca.

Isso se dá por anúncios patrocinados que elevam e alavancam a visibilidade de determinado serviço e produto, e o objetivo pode, inclusive, mudar de uma campanha para a outra.

O foco da mídia paga é criar resultados em um tempo menor e atrair leads para uma meta de conversão: cliques em links, visitas no site e preenchimentos de formulários, por exemplo.

Portanto, a mídia paga vai além de anúncios para venda direta.

Qual mídia escolher?

A melhor solução é utilizar a mídia orgânica e a paga, já que as duas são importantes em uma estratégia de marketing.

Sendo assim, para que determinada marca cresça, é necessário trabalhar com as duas formas, tendo um plano que esteja alinhado com a realidade da marca. 

Porém, antes de tudo, é necessário entender a necessidade de maior grau da empresa e aperfeiçoar a estratégia traçada.

Caso o objetivo seja a criação de mais autoridade, a mídia orgânica pode ser o melhor caminho. Mas se o foco for alcançar novos públicos e alavancar a comunicação, a escolha deve ser feita pela mídia paga.

Para evitar desperdícios de tempo e dinheiro, deve-se compreender em quais momentos usar ambas as estratégias de divulgação. 

Como usar a mídia paga e a mídia orgânica juntas?

É necessário saber equilibrar o uso dessas mídias, entendendo qual é o tempo de retorno de cada uma.

A divulgação paga pode trazer resultados mais rápidos, e a orgânica, resultados de médio a longo prazo. No entanto, em ambos os casos é preciso avaliar as métricas e repensar novas estratégias para a campanha.

Antes de mais nada, compreenda como cada mídia funciona e os seus principais pontos para saber se eles se encaixam ou não na realidade da sua empresa e auxiliam no alcance de seus objetivos.

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