Saber o que é MBTI pode ser importante em diversos momentos da vida, seja para ter um pouco mais de autoconhecimento ou até mesmo para saber se você tem o perfil para uma vaga de emprego.
Já ouviu falar nesse teste? Entenda agora mesmo o que é o teste de personalidade MBTI, saiba como ele funciona e descubra como fazer. Boa leitura!
O que é MBTI?
MBTI significa, em inglês, Myers-Briggs Type Indicator, que é uma ferramenta desenvolvida para classificar pessoas de acordo com suas características pessoais e de personalidade.
A ferramenta, portanto, é um teste de personalidade que conta com 16 tipos diferentes de resultados, sempre tendo como base as teorias do psicoterapeuta e psiquiatra Carl Jung. Seu objetivo é auxiliar na avaliação de personalidade de uma pessoa, levando em consideração a forma como ela age e pensa.
Assim, o MBTI é muito utilizado no universo profissional, sendo útil para a seleção de candidatos, treinamentos e desenvolvimento de carreira. Afinal, o teste auxilia a pessoa a compreender suas próprias características, sendo importante para entender em quais funções e cargos ela pode ter um melhor desempenho e mais compatibilidade.
Como funciona o teste de personalidade MBTI?
O MBTI é feito por meio da aplicação de um questionário que envolve perguntas sobre as preferências da pessoa que está participando do teste. As respostas são objetivas e referem o quanto o indivíduo concorda com a pergunta feita.
As opções de respostas são:
- Concordo totalmente;
- Concordo parcialmente;
- Indiferente;
- Discordo totalmente;
- Discordo parcialmente.
Assim, ao final do teste, a pessoa recebe a indicação de um dos 16 tipos de personalidades que mais se encaixa conforme tudo o que foi avaliado, evidenciando as tendências de comportamento de quem está sendo submetido ao teste.
Além disso, de acordo com o comportamento resultante, é atribuída uma sigla que engloba 4 aspectos da personalidade que mais se sobressaíram no teste.
Quais são os aspectos da personalidade identificados pelo teste MBTI?
Dentro do teste MBTI, 4 aspectos da personalidade são identificados:
Introversão (I) x Extraversão (E)
Nesse aspecto, o questionário mede se a pessoa prefere direcionar atenção e energia para o mundo interior ou exterior.
Como exemplo, quem se identifica mais com a introversão costuma passar mais tempo consigo mesmo e ser mais reservado. Já quem se identifica com a extraversão é uma pessoa que prefere socializar mais e passar mais tempo com outras pessoas.
Intuição (N) x Sensação (S)
Nesse aspecto é avaliado se a pessoa prefere processar informações a partir de uma maneira abstrata ou concreta. Quem se identifica mais com a sensação tende a processar informações que podem ser obtidas por meio dos sentidos.
Por outro lado, quem se identifica com a intuição tem uma tendência maior em focar nas possibilidades e nas interpretações.
Sentimento (F) x Pensamento (T)
Esse é um aspecto usado para verificar se o indivíduo toma decisões baseadas em valores pessoais ou em lógica. Quem se atém mais ao pensamento costuma ser uma pessoa que baseia as decisões em um raciocínio lógico e nos fatos.
Já quem tende a ir pelo caminho do sentimento baseia as decisões de acordo com seus valores pessoais.
Percepção (P) x Julgamento (J)
A última dimensão serve para medir se o indivíduo prefere ser mais adaptável e flexível conforme cada situação ou se prefere planejar e ser mais organizado.
Quem escolhe o julgamento tem a tendência de agir planejando antecipadamente as atividades. Por outro lado, quem escolhe a percepção costuma se adaptar às situações com mais facilidade e ter mais flexibilidade em relação a mudanças.
Quais são os 16 tipos de personalidade do MBTI?
Depois de entender um pouco mais sobre o que é MBTI e como esse teste funciona, falta conhecer os 16 tipos de personalidades que podem ser resultantes do teste. Essas personalidades podem ser classificadas em 4 grupos de acordo com o temperamento: Analistas, Diplomatas, Sentinelas e Exploradores.
Analistas
- INTJ (arquiteto): indivíduo que tem um pensamento mais crítico e estrategista;
- INTP (lógico): pessoa que sempre está atrás de inovação e desenvolvimento;
- ENTJ (comandante): quem gosta de resolver desafios;
- ENTP (inovador): indivíduo curioso e inteligente.
Diplomatas
- INFJ (advogado): pessoa mais reservada e idealista, mas que consegue inspirar pessoas;
- INFP (mediador): indivíduo mais altruísta, poético e bondoso;
- ENFJ (protagonista): tem grande facilidade em ser líder e atuar com carisma;
- ENFP (ativista): indivíduo caracterizado por um espírito livre, tendo grande criatividade e habilidade social.
Sentinelas
- ISTJ (logístico): indivíduo conhecido por ser responsável e comprometido;
- ISFJ (defensor): pessoas que são caracterizadas por terem muita empatia, serem acolhedoras e dedicadas;
- ESTJ (executivo): quem tem mais talento para gerenciar e é um administrador por natureza;
- ESFJ (cônsul): indivíduo solícito, que age sempre com atenção e é mais sociável.
Exploradores
- ISTP (virtuoso): pessoas consideradas experimentadoras;
- ISFP (aventureiros): indivíduos que são mais ousados e que são artistas flexíveis;
- ESTP (empresário): quem tem mais disposição a correr riscos, é enérgico e inteligente;
- ESFP (animador): pessoa caracterizada pela espontaneidade, entusiasmo e energia.
Quais são as vantagens de fazer o teste MBTI?
Fazer o teste de personalidade MBTI pode trazer diversos benefícios, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. A partir da identificação do seu tipo de personalidade, você passa a entender melhor suas preferências, comportamentos e formas de se relacionar com o mundo. Veja algumas das principais vantagens:
1. Autoconhecimento
O MBTI é uma excelente ferramenta para quem busca compreender melhor a si mesmo. Ao identificar seu tipo de personalidade, você passa a ter mais clareza sobre suas forças, limitações, motivações e estilo de vida.
2. Melhor direcionamento profissional
Conhecer seu perfil comportamental ajuda a identificar áreas e funções profissionais mais compatíveis com sua forma de pensar, agir e se comunicar. Isso é útil tanto para quem está começando a carreira quanto para quem busca uma transição mais alinhada ao próprio perfil.
3. Aprimoramento de relacionamentos
Ao entender como você e outras pessoas percebem o mundo e tomam decisões, fica mais fácil desenvolver empatia, melhorar a comunicação e fortalecer os relacionamentos, seja no trabalho, em casa ou entre amigos.
4. Desenvolvimento pessoal e profissional
Com o resultado do MBTI em mãos, você pode traçar metas mais realistas e trabalhar pontos de melhoria com mais foco. O teste também pode ser usado como base para treinamentos, dinâmicas de grupo e programas de coaching.
5. Facilidade na tomada de decisões
Conhecendo seu tipo de personalidade, é possível entender como você tende a tomar decisões, com base na lógica, em valores, na intuição ou em dados concretos. Isso contribui para escolhas mais assertivas e alinhadas ao seu estilo.
Como fazer o teste de personalidade MBTI?
Com todas essas informações, já ficou bem claro a que se pretende o teste MBTI – mas como fazê-lo?
Atualmente, é possível responder ao questionário de forma online e com muita praticidade, pois alguns sites disponibilizam o teste, mesmo que não mencionem expressamente o nome MBTI, o que acontece apenas por questões de direitos autorais.
Assim, a maneira mais fácil é acessar o site 16Personalidades e dedicar alguns minutos a responder aos questionamentos sempre da forma mais verdadeira possível.
Em questão de instantes, o interessado recebe o resultado com a indicação de uma das 16 personalidades, bem como um resumo de informações sobre plano de carreira, relacionamentos e principais pontos fracos e fortes.
Portanto, agora que você já sabe o que é MBTI, entendeu como ele funciona e no que ele pode auxiliar, basta fazê-lo para conhecer um pouco mais sobre si mesmo e descobrir algumas coisas sobre sua personalidade que você ainda não tinha parado para refletir.
Quer publicar release? Navegue pelo Universo de Negócios e saiba como fazer sua publicação.
Confira também: 9 tipos de inteligência | Brainstorming | Como ser mais inteligente