O que é notícia: Veja sua estrutura completa

Um dos gêneros textuais mais conhecidos e lidos diariamente é a notícia. De caráter narrativo e informativo, a notícia tem sempre como objetivo informar algum fato de relevância social de forma clara e objetiva. Apesar de sua grande presença no mundo digital, há quem ainda não entenda muito bem o que é notícia ou que não saiba diferenciá-la de outros tipos de textos comumente encontrados na internet, como um artigo ou uma crônica, por exemplo. Por isso, neste post explicamos tudo o que você precisa saber sobre a notícia e suas características próprias de estilo.

O que é notícia?

A notícia se trata de um gênero jornalístico utilizado para informar as pessoas sobre um determinado assunto. Nos grandes jornais e revistas, os assuntos mais comuns de serem abordados nesse tipo de texto são política, educação, saúde, economia, segurança pública, esportes, entre outros. Mas, praticamente qualquer assunto pode ser tema de uma notícia, desde que se respeite a estrutura do gênero textual.

Como esse conteúdo pretende informar sobre algum fato, sua linguagem deve ser sempre muito clara, objetiva e impessoal, tornando a compreensão possível a qualquer leitor. Além disso, é fundamental que a notícia se atenha à realidade dos fatos e tenha caráter o mais próximo possível da imparcialidade, ou seja, livre de julgamentos.  

Algumas peças são fundamentais e estão presentes em qualquer notícia. São elas:

  • Tempo: quando determinado fato ocorreu;
  • Espaço: onde aconteceu o fato;
  • Personagens: quem esteve envolvido no fato;
  • Fatos: por fim, o principal – o que, afinal de contas, aconteceu.

Qual a estrutura completa da notícia?

Para que a notícia possa transmitir as informações de maneira clara ao leitor, é importante que o texto siga algumas regras básicas de estruturação, tendo como base três elementos principais: título, lide e corpo da notícia. Entenda melhor abaixo como se caracteriza cada um desses componentes.

Título

Considerado por muitos a parte mais importante de uma notícia, o título (ou manchete) deve resumir de forma objetiva o fato principal que está sendo relatado. Sua estrutura deve ser simples e criativa, utilizando-se de pelo menos um verbo que demonstre a ação ocorrida. Além disso, quanto mais chamativo melhor, afinal, aqui a ideia é despertar o interesse do leitor para o restante do conteúdo. 

  • Exemplo: “SP: bilheterias do Metrô e da CPTM serão fechadas até o final do ano”.

Lide

O primeiro parágrafo de uma notícia é chamado de lide. Sua função principal é agrupar todas as informações fundamentais da notícia logo no início, facilitando o acesso do leitor a elas. Para isso, seis perguntas sobre o fato narrado devem ser respondidas no lide: O que? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

  • Exemplo: “O governo de São Paulo vai fechar todas as bilheterias do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) até o final deste ano, segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos. Em 2022, a compra das passagens será feita por aplicativo ou nas máquinas de autoatendimento. A medida visa reduzir custos e os funcionários que hoje exercem a função vão ser realocados.”

Corpo da notícia

Após o lide, o corpo da notícia reúne todos os dados, citações e demais informações que devem ser transmitidas ao leitor, mas que possuem menor relevância para a compreensão do fato noticiado.

  • Exemplo: “Nos próximos meses, os passageiros devem receber ajuda de equipes dedicadas a informar sobre o novo esquema de compra. A expectativa é de que o fechamento das bilheterias gere uma economia de R$ 100 milhões por ano.

Ainda segundo a Pasta, apenas 15% dos usuários do Metrô serão afetados pela mudança, uma vez que os outros 85% utilizam Bilhete Único. Já na CPTM, o impacto atingirá 25% dos passageiros.”

Gostou do nosso post sobre o que é notícia? No Universo de Negócios te ajudamos com esse e muitos outros assuntos que vão ajudar a alavancar o seu site. Publique um release conosco e conheça todos os nossos serviços em nosso site.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!