Se você já pensou em trabalhar ou exercer as funções de um assessor de imprensa, saiba que é preciso fazer clipping jornalístico como uma das tarefas. Ser capaz de organizar materiais impressos ou on-line para a realização de recortes profissionais, a fim de analisar o desempenho de notícias de uma pessoa pública, marca ou produto, é fundamental na rotina de uma assessoria de imprensa.
Essa atividade consiste em elaborar um relatório com publicações de diversos meios de comunicação, seja jornais, revistas ou sites, para verificar se o trabalho com o assessorado está gerando os resultados esperados, sendo uma forma de acompanhar como o seu trabalho está fluindo e se sua estratégia está dando certo, visto que também é possível analisar a opinião dos leitores sobre o assunto em questão.
A seguir, falaremos mais sobre o que é um clipping e como montá-lo, suas funcionalidades e sua importância. Boa leitura!
O que é um clipping jornalístico?
Um clipping jornalístico baseia-se na reunião de todas as notícias relacionadas a uma pessoa pública, marca ou produto específico, sendo analisadas pelos canais de comunicação de mídia on-line ou os mais tradicionais, ou seja, off-line. Dessa forma, é possível monitorar tudo que é relevante para a realização de relatórios, seja sobre o cliente ou a concorrência, visando verificar os pontos a serem otimizados para alcançar o objetivo desejado.
A clipagem, que é o nome em português para a técnica, é muito importante para a organização de notícias, tendo em vista que o trabalho de um assessor de imprensa consiste na divulgação e gerenciamento de um determinado cliente, sendo necessário avaliar se as estratégias estão gerando o retorno planejado.
Como funciona um clipping jornalístico?
Como citado anteriormente, o clipping funciona por meio de recortes de matérias jornalísticas que destacam um assunto em especial, seja de um concorrente do mesmo segmento ou do próprio cliente em questão.
Dessa forma, o acompanhamento de notícias é realizado por meio de documentos e arquivos armazenados como uma espécie de portfólio, no qual os recortes são analisados pela equipe de marketing para monitorar a veiculação e pelo assessorado, que também avaliará o desempenho do time contratado para a ação.
Como montar um clipping?
Em primeiro lugar, para montar um clipping, você deve realizar pesquisas por meio de buscadores, como o Google, além de portais de notícias confiáveis utilizando palavras-chave de acordo com o nome do cliente, marca ou produto. Em seguida, a mídia off-line também deve ser monitorada, como a veiculação de notícias em jornais, revistas e outdoors.
Contudo, além da mídia impressa, outros tipos de divulgação não podem ser esquecidos, como presenças em eventos importantes, entrevistas em programas de televisão ou participação em rádios.
Por último, mas não menos importante, o responsável deve avaliar o retorno do público sobre o assunto nas redes sociais. Pesquise palavras-chave e hashtags em plataformas como Twitter, Facebook e Instagram e analise as opiniões dos internautas. Em seguida, reúna todas as informações e elabore um relatório com feedbacks positivos e negativos, para a verificação completa.
Por que fazer clipping jornalístico?
O clipping jornalístico também conta com importantes vantagens para a gestão de uma marca ou pessoa pública. Tendo em vista que o assessorado está exposto a alguns fatores de crise, a clipagem pode contornar situações que prejudiquem o trabalho e antecipar a resolução de problemas durante as análises.
Por meio do monitoramento, é possível identificar materiais com feedbacks negativos e a opinião do público sobre alguma estratégia utilizada, obtendo o tempo e as ferramentas necessárias para a correção de erros. Sendo assim, o clipping jornalístico é fundamental para realinhar planejamentos e ações de marketing que talvez não sejam aceitas pelo público, tornando mais simples a avaliação dos concorrentes e a eficácia das veiculações.
Veja mais: Auxiliar de clipping: entenda tudo sobre | O que é texto jornalístico
Conheça o Universo de Negócios e publique seus conteúdos no site
O Universo de Negócios, portal que engloba os mais variados assuntos em diversas categorias, é um divulgador de informações cujo objetivo é publicar diversos conteúdos, desde os mais técnicos até os que contribuem para a rotina de seus leitores.
Quer publicar o seu release? Saiba mais em nossa página. Além disso, navegue pelo site e tenha acesso aos mais diversos conteúdos de forma atualizada e aumente seu conhecimento!
Leia também: O que é clipping | O que é reportagem