texto bem escrito

9 dicas para escrever um bom texto

Redigir um texto que fique bem escrito é uma qualidade muito importante para os dias de hoje, seja para o mercado de trabalho ou para a vida acadêmica.

Confira estas dicas para enriquecer seus textos e torná-los mais interessantes para os leitores!

Monte a estrutura do texto

Para um texto bem escrito, não comece a escrever em uma página em branco. Faça o “esqueleto” do texto antes do conteúdo. 

Marque, no texto, a introdução, os subtítulos e a conclusão; se possível, coloque alguma palavra-chave embaixo dos tópicos, para lembrá-lo do que escrever ou que ponto trabalhar.

Sabendo o “caminho” que o texto irá percorrer, será muito mais fácil organizar o pensamento e desenvolver um bom texto.

Veja também: O que é reportagem e qual a estrutura do texto

Conte uma boa história

Uma das melhores estratégias para desenvolver um texto bem escrito é usar a técnica do storytelling, pela qual você transforma sua pesquisa ou seu texto informativo em uma história, atraindo a atenção genuína do público.

Essa técnica é muito utilizada em comerciais de televisão, em outras formas de marketing e na publicidade em geral.

Evite palavras complexas

Para que dificultar, não é mesmo? Um texto com palavras complicadas ou excesso de estrangeirismos fica menos fluido, até porque se o leitor desconhece algum termo, acaba se perdendo na leitura.

Se existe a necessidade de usar termos em outros idiomas ou palavras complexas, é importante escrever uma breve explicação, para garantir que o leitor está acompanhando seu conteúdo adequadamente.

Evite voz passiva

A voz passiva, em um texto, remove um pouco o dinamismo das ações expressadas. Na voz passiva, o sujeito da frase determina a ação, ou seja, é passivo. Um exemplo: “Ele foi picado pela abelha”; já na voz ativa, o sujeito pratica a ação “a abelha o picou”, o que torna a ideia mais fluida, mais fácil de ser visualizada e compreendida.

A voz passiva não é recomendada, e, para um texto bem escrito, é preferível usar a voz ativa quando for possível e pertinente.

Mantenha uma linguagem simples

Um texto bem escrito é acessível e fácil de ler. Mantenha a linguagem simples, sem expressões técnicas, gírias ou frases feitas.

É sempre importante lembrar que o texto não tem tom de voz, então, uma expressão que poderia ser engraçada em um vídeo pode parecer mera falta de criatividade quando lida.

Outra coisa: um texto simples não é um texto informal, como os escritos para redes sociais. Faça um bom uso da linguagem.

Use citações

Use citações, porém, com parcimônia. Citações de figuras célebres ou autoridades em determinado assunto fornece respaldo maior ao seu conteúdo, confirma que o que você está falando é verdadeiro. 

Entretanto, não abuse desse recurso. Um texto cheio de citações perde a autenticidade e a escrita do autor fica imperceptível.

Use analogias

Analogia é uma figura de linguagem muito interessante e pode ser bastante útil para ilustrar algum argumento. 

Se você estiver falando sobre um assunto mais técnico e complicado, mas que seja direcionado a um público leigo, a analogia pode ser um bom recurso para transmitir a ideia ou lógica de uma linguagem para outra.

Use sinônimos

Não há texto bem escrito com excesso de palavras repetidas, principalmente muito próximas. Evitar a repetição faz parte do desenvolvimento do texto, pois ler várias vezes o mesmo termo torna a leitura cansativa.

Para isso, procure por sinônimos. É possível encontrar na internet alguns dicionários de sinônimos, que facilitam essa missão.

Use figuras de linguagem

Figuras de linguagem, como metáforas, podem aproximar o leitor do autor e facilitar a compreensão do texto.

Trocar termos por outros com os quais o público está mais acostumado pode tornar o conteúdo mais fácil de ser assimilado e visualizado.

Claro, é importante ter cuidado ao utilizar esse recurso, pois o excesso ou as más escolhas em relação ao momento e lugar onde utilizá-lo no texto pode deixar a leitura confusa e complicada.

Veja também: Novo acordo ortográfico da língua portuguesa: o que mudou?

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias que ajuda a direcionar seus releases e textos jornalísticos a um público muito maior, com toda a credibilidade de um portal que revisa e checa todos os fatos!

Confira também: Texto jornalístico | Artigo de opinião | Plágio indireto | Ideia de título