Escolhendo o tema do seu release

Saiba como escolher o tema correto para o seu release e entenda melhor a funcionalidade de um divulgador de notícias para promover materiais informativos.

Ainda que grande parte dos textos veiculados em jornais e revistas impressos, assim como em sites, portais, e veículos de comunicação online, sejam de reportagens jornalísticas, hoje, existe um novo tipo textual que cresce a cada dia como ferramenta de divulgação para jornais e empresas: o press release.

O release conta com uma base de dados e informações estatísticas, porém não se trata de uma reportagem, mas, sim, de uma divulgação, que pode ser de notícias, promoções, eventos ou até mesmo lançamentos de novos produtos.

Mas afinal, como escolher o tema do release?

Esse tipo de texto costuma demandar mais tempo do que outras matérias vinculadas em sites e portais, por isso é de extrema importância que se escolha um tema forte, com o qual seja possível desenvolver uma boa argumentação, pautada com dados estatísticos e outras informações relevantes.

Veja 3 dicas que podem ajudar a selecionar um tema forte para o seu release:

· Separe as principais possibilidades

O responsável pelo desenvolvimento do release não pode selecionar um tema sem antes ter feito uma pesquisa prévia sobre ele. O ideal aqui é, inicialmente, trabalhar com mais de uma possibilidade de tema, para que possa desempenhar um bom trabalho, pautado naquele que prover mais informações e dados estatísticos.

Separar 3 ou 4 assuntos que sejam de interesse do site ou empresa, e então passar a pesquisar sobre eles, é o primeiro passo para encontrar o tema perfeito.

Lembrando que essa pesquisa preliminar não deve tomar muito tempo do redator, já que é apenas uma coleta de informações para que seja mais fácil decidir com propriedade quais temais têm maiores chances de serem bem-sucedidos.

· Após selecionar o tema, determine o que deve constar no release

Depois de escolher o tema e pesquisar para ter todas as informações básicas sobre ele, é preciso pensar em uma estrutura textual que comporte tudo o que deverá ser informado, em um texto curto e objetivo, com base jornalística e escrita técnica.

Determinando quais informações deverão constar dentro do tema escolhido, será possível identificar se o texto é relevante o suficiente para ser apreciado pelo público-alvo.

· Assegure-se de que as informações no release sejam suficientes

Para que o release seja um sucesso, é preciso ter a certeza de que o texto produzido pode gerar um bom resultado nas pesquisas em mecanismos de buscas e também interesse por parte do público que se deseja atingir.

Sempre extrair temas mais recentes, com dados e referências sendo retirados de fontes confiáveis, e também procurar fazer uma análise desse conteúdo para saber o que ele pode oferecer de melhor para o leitor.

Além disso, uma boa opção é procurar uma segunda opinião com quem entende do assunto, para ter ideias específicas sobre o tema e sobre qual a melhor maneira de abordá-lo.

Saiba como publicar releases através de portal para divulgação

O Universo de Negócios é um portal para divulgação de releases. Por meio dele, é possível promover conteúdos diversos sobre muitos segmentos, como comércio, indústria, entre outros.

Navegue pelo site para obter maiores informações sobre o divulgador de notícias.

POsts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *