Veja 5 dicas de como fazer um release

Saiba como fazer um release da forma correta em 5 passos. Confira também como publicar releases em um navegador de notícias.

Quem tem um empreendimento digital sabe que é preciso utilizar diversas técnicas para tornar o e-commerce mais presente entre o público-alvo, o que irá trazer mais tráfego e, consequentemente, vendas dos produtos ou serviços que a empresa tem a oferecer.

Nesse quesito, saber como escrever um bom release, é fundamental. Prover conteúdo original, informativo e de qualidade é de muita utilidade, e o empreendedor pode criar sua própria forma de encaixar o texto nas suas necessidades. Confira:

O que é o release

O release – também chamado de “press release” – nada mais é que um comunicado feito através de meios de comunicação. Trata-se de uma declaração escrita que pode ser interessante para diversos públicos, assim como para a imprensa.

Como escrever um bom release: o passo a passo

O que é release

1-    O título

É fundamental, para garantir uma primeira boa impressão, que o título do release apresente o assunto que o corpo do texto irá abordar, ou seja, o que ele pretende comunicar.

Isso não quer dizer, é claro, que o título possa ser grande. Pelo contrário, a premissa é que ele seja objetivo e vá direto ao ponto.

2-    A estrutura do texto

Um bom release costuma ser compacto, e isso significa que as frases não devem se estender muito (assim como os parágrafos).

Repetir muitas vezes as mesmas expressões é uma péssima ideia, já que diminui a credibilidade do texto e faz com que ele aparente ter sido mal escrito.

3-    Procedimentos básicos

Nesse quesito, a ideia é sempre especificar tudo o que esteja relacionado à notícia, que levou à criação do release: a que se destina o texto, quem são os envolvidos nos acontecimentos (sejam pessoas ou empresas), organizações, produtos atrelados ao que está sendo dito etc.

Lembre-se de sempre deixar claro o objetivo principal da notícia, e também de expor o nome da empresa responsável pela publicação do texto, já que o intuito da criação de um release é tornar a empresa que o escreveu cada vez mais conhecida.

4-    Forneça dados sobre a empresa

Quem for o responsável por escrever o release pode reservar um ou dois parágrafos para falar especificamente sobre a empresa que publicará o texto.

Os parágrafos podem ser um pouco maiores que o convencional (com 5 ou 6 linhas), e a ideia é informar ao público o que a marca faz, qual seu segmento de mercado e objetivos.

Boa parte dos e-commerces já conta com informes profissionais prontos, em que estão descritas suas ações, propostas, atuação e história. Esse texto também pode ser utilizado ao final do release.

5-    Adicione todas as informações pertinentes

É possível, além dos dados sobre a empresa, servir-se de links e referências para ter um conteúdo que se adeque melhor à ideia e ao objetivo do release em si.

A ideia aqui é que, ao publicar o texto em mais de um veículo de comunicação, é preciso ter a maior quantidade de informações possível para se fazer entender ao público.

Outro ponto importante que deve ser adicionado ao release são os contatos de algum departamento de atendimento da empresa, com quem as pessoas possam conversar de forma mais eficaz para obter mais detalhes.

Invista em comunicador de notícias para publicar releases

Se o seu negócio está caminhando lentamente, é importante que seja feita uma boa divulgação, mas, para isso, é preciso procurar um ótimo divulgador de notícias, que seja confiável.  O Universo de Negócios é um portal para divulgar releases e notícias, que visa a propagar informações relevantes sobre diversos segmentos e negócios no geral.

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