Pode parecer que não, mas divulgar um release é mais fácil do que muita gente imagina. Apesar de conter algumas regras básicas para sua devida utilização, esse tipo de texto pode aproximar cada vez mais uma empresa ou pessoa física dos holofotes da mídia. Por isso, é fundamental que todo redator entenda exatamente o que é um release, qual é a sua importância, como preparar um bom texto e onde publicar esse conteúdo. Confira!
O que é release?
De forma simplificada, o release nada mais é do que um texto jornalístico em forma de comunicado direcionado à imprensa. Trata-se de um documento geralmente produzido por uma equipe de comunicação interna de uma empresa ou por agência especializada, cujo objetivo é divulgar para jornalistas e veículos de mídia uma determinada informação.
É um recurso bastante utilizado para anunciar algum tipo de ação, como: lançamento de produtos ou serviços, reposicionamento de marca, novas parcerias ou patrocínios, convite para eventos e entrevistas coletivas ou emissão de comunicado com o posicionamento oficial da companhia sobre um assunto importante.
Qual é a importância do release?
O release pode ser considerado uma das principais fontes de informações oficiais, conectando empresas e personalidades à imprensa. Para as marcas e celebridades, é o meio mais comum de autopromoção gratuita, e quanto maior o alcance dessas notícias, mais credibilidade é gerada. Já para os jornalistas, esse documento muitas vezes é uma espécie de garantia de conteúdo, tendo sempre em mãos pautas atualizadas e de interesse público.
Quais são as etapas de criação de um release?
Com uma infinidade de agências e assessorias de imprensa nos dias de hoje, a quantidade de releases que cada jornalista ou veículo de comunicação recebe diariamente é imensa. Por isso, para se destacar e ganhar a atenção da imprensa, é preciso trabalhar minuciosamente esse conteúdo, atentando-se a informar somente o que for altamente relevante e seguindo um padrão estrutural.
1. Título (manchete) e subtítulo (linha fina)
Como em toda notícia ou texto jornalístico, esses são elementos básicos e fundamentais. O título é o primeiro contato de todo leitor com um determinado conteúdo, e se ele não chamar atenção do receptor de forma clara e objetiva, provavelmente o texto será descartado. Já a linha fina serve para complementar a manchete a partir de informações novas e relevantes para a compreensão do texto. Não deve nunca repetir palavras já contidas no título.
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2. Conteúdo
Apesar de precisar ser bem detalhado e de não deixar faltar nenhuma informação importante, um bom release não pode ser muito extenso e deve ser de fácil leitura, prezando por frases curtas e linguagem simples. Termos técnicos só são indicados para textos bem específicos, cujo público-alvo é pré-determinado e domina o assunto.
Por ser um conteúdo puramente informativo, é contraindicado utilizar linguagem comercial ou publicitária, até mesmo quando o objetivo é divulgar o lançamento de um produto ou serviço. O texto deve ser escrito na terceira pessoa do discurso, sem a presença de verbos no modo imperativo, e prezar por dados de pesquisa, estatísticas, argumentos e citações de autoridades para enriquecer o leitor com informações relevantes e com credibilidade.
3. Lead
O release, por mais que tenha características institucionais, ainda é uma notícia. Por isso, o resumo do assunto tratado deve ser inserido no primeiro parágrafo, de forma a responder às seguintes questões: quem está informando, o que está sendo informado, quando, onde e como ocorreu ou ocorrerá e quais são os motivos.
4. Informações institucionais
É possível que nem todo mundo que receba um determinado release conheça a empresa ou personalidade remetente. Daí a importância de sempre destacar algumas informações básicas sobre a marca ou pessoa, com um breve histórico, área de atuação, objetivos e localização.
5. Contato
Ao receber um release, muitos jornalistas podem se interessar pelo assunto, mas terem algumas dúvidas relacionadas ao fato ou à empresa. Para facilitar o contato entre as duas partes, o texto deve conter informações básicas, como número de telefone, e-mail, site, redes sociais e endereço comercial, sempre destacando o nome oficial da empresa e dos responsáveis pelo conteúdo ou departamento de comunicação da companhia.
Como divulgar um release de forma eficiente?
Ao finalizar um release, chega a hora de dispará-lo. O ideal é que o envio seja sempre segmentado, optando somente pelos jornalistas e veículos especializados naquele determinado assunto. Geralmente, os profissionais que compõem uma equipe de assessoria de imprensa ou relações públicas mantêm um relacionamento mais próximo com esses receptores.
Na prática, o disparo de um release pode ser feito de duas maneiras: por meio de ferramentas digitais que fornecem o envio para mailings (listas de contatos) segmentados e controle de abertura e recebimento do e-mail, ou por meio de empresas especializadas em distribuição on-line.
Publicar release por meio de sites como o Universo de Negócios facilita o trabalho de envio do conteúdo, pois possuímos uma vasta rede de parceiros, mailings específicos e análise completa em relação aos locais em que o material foi divulgado.
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