Vinhos portugueses têm o turismo como forte aliado para crescimento significativo

Portugal reúne características extraordinárias como destino turístico. Praias, belas paragens, ar das regiões montanhosas, vida de metrópole com espaço para eventos, atrações culturais e opções de lazer diversas, bem como monumentos históricos e, claro, uma rica gastronomia.

Mas uma das maiores forças do turismo português é a vitivinicultura. O turista da enocultura busca as tradições do cultivo das uvas e da produção dos vinhos, os passeios pelas belas regiões, as visitas às quintas e vinícolas. Nesses destinos sempre há degustações e boas oportunidades para comprar os vinhos ali produzidos.

Quintas & Vinhos

A visita às quintas é um espetáculo à parte. Normalmente são grandes propriedades dedicadas à produção de uvas para a produção de vinhos, mas que tem jeito de família, de algo mais doméstico, um ar aconchegante. E é natural que o representante da família receba e acompanhe os turistas no passeio pela quinta, fale do terroir, dos tipos de uvas cultivadas, do processo de produção e de guarda dos vinhos produzidos na quinta.

A tradição portuguesa de produzir bons vinhos tem elevado Portugal ao patamar de grande produtor e exportador para os mercados mais importantes do mundo. Seu  volume de exportações está bem próximo de chegar a um bilhão de euros.

O número impressiona, mas também impressiona que quase 50% dessa cifra é movimentada pelos turistas que compram dezenas de rótulos durante suas visitas às quintas portuguesas.

Essa tem sido a conduta do enoturista na última década e serve para apontar para a tendência do turismo se tornar o grande propulsor para manter a atual curva de crescimento nas exportações dos vinhos de Portugal.

O preço médio dos rótulos portugueses também tende a ganhar com a evolução do enoturismo. Nesse sentido, a expectativa é que a valorização dos vinhos finos portugueses chegue a 35% na média.

Vinhos, viagens e negócios

Para Portugal e os empreendedores do mercado vinicultor português, há apenas otimismo ao analisar estas tendências, tendo em vista a longa tradição portuguesa em produzir vinhos de qualidade excepcional e cuja fama cresce a cada ano junto aos grandes mercados consumidores internacionais. Cresce junto a certeza de que sua terra está no radar de turistas de todo o mundo, que, igualmente, ano após ano também apresenta um aumento consistente.

Por conhecer o potencial atrativo do vinho para o turismo, o governo português e as entidades profissionais de turismo e da vinicultura constantemente promovem ações locais e internacionais para manter sua posição em crescimento. Essas medidas vão desde a exportação de seus vinhos, até a recepção do enoturismo em seu país. Por isso, não há mesmo motivos para pessimismo entre os produtores de vinhos portugueses.

Vinhos de qualidade

Os vinhos portugueses estão no gosto do consumidor nos mais importantes mercados mundiais, o que tem levado esses consumidores até as terras de Camões para degustar e comprar vinhos.

Se você também quer comprar vinhos diretamente de Portugal, mas não tem a pretensão de viajar para lá, aproveite os inúmeros rótulos oferecidos na loja do portal da Eno Gourmet Premium. Escolha seus vinhos preferidos entre tintos, brancos, rosés, espumantes e fortificados e faça seu pedido online, na certeza de receber em sua casa vinhos e qualidade e com garantia de procedência.

Saiba Mais: divulgador de links / Tema do release / Como fazer um release

Deixe uma resposta