Escrevendo um texto para blog: 10 dicas para o sucesso do seu texto

Aprenda a escrever textos para seu blog e, assim, cativar a atenção dos leitores.

20Mas não basta apenas fazer um blog, é preciso saber alimentá-lo com assuntos interessantes e bem escritos, que dizem a respeito do ramo em questão. Procurando sempre suprir a necessidade de quem irá ler o que foi publicado.

Levando em consideração as dificuldades que muitos ainda têm para desenvolver textos, decidimos listar algumas dicas de extrema importância que podem te ajudar nesse processo.  

10 dicas de como escrever textos para blogs

Escrever exige tempo, disposição, treino e atenção. Não pense que ao ler uma vez algumas dicas, seu texto já sairá perfeito, é preciso treino e dedicação. Mas saiba que é possível!

1 – Defina uma estrutura para seu texto

Quando você define como irá escrever seu post, fica muito mais fácil organizar as ideias e o conteúdo que será abordado. Isso aumenta a produtividade, devido à clareza das ideias já predefinidas.

2 – Público-alvo

É importante saber para quem você escreve, quem é o seu público e quem você deseja alcançar. Isso define que tipo de linguagem será usada no texto. Uma boa maneira de identificar essa linguagem é imaginar que está se comunicando oralmente com seu público-alvo.

Que tom usaria? Que timbre de voz? Brincalhão ou mais formal?

E lembre-se de ficar sempre atento às regras gramaticais da língua portuguesa.

3 – Título

O título é o que vai determinar se as pessoas vão clicar no link do seu conteúdo, ou não. Ele precisa ser criativo e chamativo no sentido de despertar a curiosidade do leitor. O ideal é que ele seja criado depois da elaboração do texto, assim você saberá exatamente o que foi abordado e não criará quebra de expectativa.

4 – Desenvolvimento por meio de tópicos

Quando a leitura é feita na internet, o dinamismo é muito maior, principalmente porque esse meio nos proporciona diversos tipos de distrações.

Quando você cria um texto sem tópicos, ele acaba ficando chato para a leitura e não prende a atenção do leitor.

Os tópicos criam um mecanismo que leva o leitor ao que ele realmente quer saber, e faz com que ele se interesse em ler o texto até o final.

Isso pode ser criado com imagens, palavras em negrito, itálico, subtítulos ou parágrafos curtos. Isso ocorre muito nos textos que são formados por listas.

5 – Clareza e objetividade

Nem sempre é fácil ser claro quando nos comunicamos. No texto isso fica ainda mais difícil, mas não é impossível.

É importante usar palavras que os leitores conheçam e consigam interpretar. Assim, eles irão se sentir mais à vontade e se identificarão com o blog. Seja objetivo quando for explicar algo e seja, principalmente, claro nas informações que for passar. Isso fará com que seu texto seja prazeroso para a leitura e fácil de entender.

6 – Seja criativo

É preciso criar conteúdos relevantes e que estejam atualizados. Por isso, esteja sempre bem informado e escreva sobre temas atuais, que os leitores estejam procurando aprender.

Ter boas ideias nem sempre é fácil, mas se torna essencial nos blogs. Então, seja criativo ao elaborar seus textos e busque estar por dentro do que acontece.

Crie uma rotina de estudos e, assim, você irá aprender sobre assuntos que não domina tanto e acabará desenvolvendo melhor seus textos.

7 – Defina palavras-chave para seus textos

As palavras-chave são de extrema importância, pois são elas que fazem os mecanismos de busca, como o Google, encontrarem seus textos. Elas irão informar se seu conteúdo aparece bem no ranking de pesquisas, ou não.

Para estar por dentro do que os leitores estão procurando, você pode utilizar o Google Keyword Planner ou o Keyword Tool.

Procure utilizar palavras mais especificas, isso contribuirá para seu site se tornar referência para os mecanismos de busca.

Nos textos de blogs, busque sempre colocar as palavras-chave no título ou no subtítulo, e também durante o texto, mas só se isso não for interferir a fluência natural do conteúdo.

8 – SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que tem como significado otimização para mecanismos de busca. Basicamente, o SEO é o que vai fazer com que seu site esteja em um melhor posicionamento de paginas nos mecanismos de busca. Ele cria um conjunto de estratégias que fazem esse objetivo de potencialização ser atingido.

Algumas dessas estratégias são: uso de tags, palavras-chave durante o texto, definição de metas e o uso de linkagem internas e externas. Além da otimização do conteúdo que será publicado.

Busque colocar o SEO em prática, pois ele gera resultados a longo prazo, que proporcionam grande alcance para seu site.

9 – Seja original

Procure por inspirações, fontes e conteúdos para se basear, mas nunca copie e cole, cometendo plágio. Ser original é imprescindível! Sempre dê credito ao trabalho dos outros, valorizando seus trabalhos e suas ideias.

10 – Fechamento

Procure concluir seu texto da melhor forma possível. Amarrando bem as ideias abordadas e recapitulando tudo que foi dito, voltando para o objetivo principal do texto. Assim, você conseguirá finalizar o assunto, deixando a ideia fresca na mente do leitor.

Fique por dentro de como publicar releases por meio do divulgador de notícias

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias que busca abordar vários tipos de conteúdos, os quais ajudam páginas e blogs a elaborarem seus releases com maior qualidade.

Navegue pelo site para obter maiores informações sobre a divulgação de releases no divulgador de notícias.

Saiba mais: PALAVRA-CHAVE CERTA / PAUTA PARA O JORNALISTA / SITE DE LINK BUILDING

Deixe uma resposta