A importância da pauta para o jornalista

Acompanhe os principais pontos que tornam a pauta importante para o jornalista e veja como publicar os releases em divulgador de notícias.

A pauta jornalística é idealizada para orientar a produção textual de um material, como um release. Veja aqui tudo o que precisa saber sobre pautas jornalísticas, os tipos de pautas e como deve ser sua estrutura.

Existe um passo muito importante no sucesso de um release e seu intuito é aumentar as chances de uma matéria ficar bem escrita. Trata-se da elaboração de uma boa pauta jornalística.

Tipos de pauta

Existem três tipos principais de pautas. São eles:

Pauta de artigo

É a pauta que visa à produção de um texto que expresse a opinião do jornalista sobre o tema tratado. É muito visado para abordar assuntos mais polêmicos e ser uma forma de emitir a voz de especialistas.

Pauta de evento ou factual

É o tipo de pauta que visa a mostrar um panorama de algum acontecimento, que pode ser desde um jogo de futebol até mesmo a chegada do presidente a determinado local ou evento, por exemplo.

Geralmente, traz informações, como data e hora em que ocorrerá o evento, portanto, deve ser previamente agendada. Também, pode ser formulada a partir de fato urgente.

Pauta não-factual

A pauta não-factual costuma ser chamada de pauta fria. Pode ser feita em qualquer horário e nem por isso perde o valor de notícia, mesmo não se tratando de uma novidade. Deve ser mais aprofundada ou trazer novos ares ao assunto, criando discussão acima do que já é do conhecimento público.

A estrutura de uma pauta

Para que funcione e seja bem elaborada, a pauta deve passar por algumas etapas (independentemente do tipo). A estrutura da pauta deve apresentar, de forma clara e objetiva, todas as informações que não podem faltar na construção do texto. São elas:

1- Título

O primeiro passo, o título, é sempre responsável pela primeira impressão transmitida ao leitor. Logo, é indispensável que o título seja perspicaz e interessante o suficiente para que os leitores sejam instigados a clicar no link.

Antes de elaborar o título, pense em todos os conteúdos já disponíveis sobre o assunto na internet e imagine como o seu texto poderia se destacar frente a concorrência.

2- Palavra-chave

A palavra-chave, assim como o título, é fundamental, já que se trata do aspecto estratégico da pauta. Por isso mesmo, deve ser selecionada com máximo cuidado, levando em consideração os objetivos que o conteúdo deve atingir.

3- Função dentro do funil

A pauta deverá ser específica de um determinado estágio do funil. Isso direcionará o tipo de conteúdo a ser elaborado. O funil de vendas estabelece a jornada do consumidor e conta com 3 estágios: atração, consideração e decisão.

4- Desenvolvimento geral da pauta

O desenvolvimento geral é, basicamente, a descrição da pauta. Nesse momento do planejamento, o jornalista deve discorrer sobre o direcionamento do texto e indicar os pontos essenciais que são abordados no decorrer do conteúdo.

5- Definição do CTA

O CTA – Call to Action, em inglês – trata-se do estímulo dado pelo conteúdo ao leitor. Em síntese, nada mais é que a ação que o texto procura incentivar no leitor; ou o que o leitor deve fazer após ter o lido.

Utilize portal para divulgação de releases na internet

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias online que auxilia sites e blogs a alcançarem seu público-alvo por meio da publicação de releases pela internet.

Navegue pelo site para saber mais sobre divulgador de notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *