|sugestão de pauta|A importância da sugestão de pauta|

Entendendo o que é uma sugestão de pauta

Entenda o que é uma sugestão de pauta de jornalismo e sua importância para a elaboração de releases e reportagens em potencial.

A sugestão de pauta é uma aproximação informal de um jornalista ou editor, o qual você deseja que publique uma reportagem sobre determinado tema. A proposta precisa ser relevante para mostrar ao editor que vale a pena fazer dessa ideia uma matéria.

Por isso, é preciso demonstrar para o jornalista ou editor que a ideia é relevante para o público e atentar-se que uma sugestão de pauta não é um release, e pode ser feita em vários formatos, principalmente, criativos para chamar a atenção do público o qual se destina.

O que é pauta?

De acordo com o dicionário, pauta significa contrato entre duas ou mais pessoas; ajuste, pacto, contrato. Tem origem no termo em latim pactus, que descreve alguma coisa que está estabelecida ou fixa.

Enquanto pauta jornalística é união de diretrizes e informações elaboradas com o objetivo de auxiliar o repórter, direcionando aqueles assuntos que ele deve “cobrir”

A importância da sugestão de pauta

O que é uma pauta

A sugestão de pauta chega em grande quantidade para muitos editores e jornalistas, por isso, é importante se destacar de cara.

Quando se trabalha com sugestão de pauta, você está aberto a novas ideias e a pontos de vista diferentes sobre um mesmo assunto. Dependendo, apenas, de como ele será abordado.

Nela, será sugerida uma matéria completa, com fontes e referências que irão fundamentar a pauta. Isso demanda tempo, pois tudo precisa ser analisado pelo editor, o qual também irá verificar outras fontes além das que foram propostas pelo assessor.

As sugestões de pauta são importantes, mas, muitas vezes, demoram a dar resultado. O importante é ter ideias sempre ao alcance, mesmo não sendo a matéria mais importante do mundo você terá matérias boas.

Leia mais: Entenda como criar uma sugestão de pauta

Alguns formatos de sugestão de pauta

Artigo  

Fique atento para o que vale mais a pena para sua empresa. Muitas vezes, um artigo é melhor que um release. Mas isso vai depender do ramo e do assunto abordado.

Nesse formato de sugestão de pauta, pode ser levado em consideração um tema que o cliente escolhido seja referência. Isso faz com que a imagem da empresa para o público fique em destaque de forma positiva.  

Esse tipo de texto também permite que o nome da empresa seja citado junto com o nome do autor, no final do texto.  

Pauta factual

As pautas factuais, ou quentes, são voltadas para eventos que estão acontecendo ou que aconteceram em um pequeno espaço de tempo. Acontecimentos recentes são o que dão vida a esse formato de pauta.

Quando esse modelo de pauta é enviado, é preciso se organizar e mandar com um aviso para o editor ou jornalista, assim eles conseguirão se programar para realizar a publicação do material.

Pautas não-factuais

As pautas não factuais, ou frias, de acordo com o jornalismo, são as que não estão relacionadas a nenhum evento que aconteceu ou que esteja acontecendo no momento. Geralmente, são voltadas para reportagens.

Nesse modelo, podem ser seguidas de abordagens mais específicas, que venham de encontro com o cliente, ou com alguma novidade que ele tenha lançado.

Lembre-se de estruturar o texto em formato de notícia, como uma pirâmide invertida. Isso facilita a vida do profissional.

Saiba mais: A importância da pauta para o jornalista

Promova suas ideias por meio do divulgador de notícias

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias que aborda todo tipo de assunto que venha a ser relevante para o público. Elabore seus releases e publique por meio desse divulgador on-line.

Fique atento ao site do Universo de Negócios e descubra como aprimorar suas ideias e, assim, divulgar suas notícias.

Saiba mais: Palavra-chave certa / Pauta para o jornalista / Site de link building

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMPARTILHAR