agência de noticias

Você conhece a história das agências de notícias?

As agências de notícias são empresas que se propõem a levar o jornalismo ao seu nível máximo de rapidez e exatidão de informações. Elas prestam um papel importante no mundo jornalístico, já que muitas vezes são a fonte das informações passadas a jornais, sites e outros meios de comunicação de grande circulação, no mundo físico e na internet.

Pensando que a internet foi criada no ano de 1969 nos Estados Unidos, podemos fazer um paralelo com a criação da primeira agência de notícias, em 1835. Menos de cem anos separam a criação de uma e de outra, mostrando que não era imprescindível ter internet para receber as notícias, já que antes disso a tarefa era feita de forma trabalhosa e manual pelas agências de notícias.

Veja, neste post, um pouco sobre a criação das agências de notícias, os impactos que elas trouxeram para o mundo e a sua importância para os clientes. Acompanhe!

A história das agências de notícia

As agências de notícia foram criadas, com outra nomenclatura, no século XIX, mais precisamente no ano de 1835, com a criação da Agência Havas. Essa agência foi fundada pelo escritor e tradutor Charles-Louis Havas. A agência tinha sede em Paris e enviava as principais notícias da região por meio de telegramas para os jornais impressos da época.

A partir dela, outras agências foram criadas e melhoradas até as diversas agências de notícias que temos hoje. O crescimento desse setor do jornalismo foi estimulado ainda pelo capitalismo e pelo crescimento dos jornais e das novas formas de comunicação.

O impacto das agências de notícias

O grande impacto das agências de notícias está na dissipação das informações de maneira facilitada e democrática. As fontes de informação, principalmente no século passado, eram limitadas e dependiam do trabalho desse tipo de agência para que as notícias chegassem até as pessoas.

Assim, a exatidão das informações e o tempo que levava para serem publicadas ao grande público também dependiam da qualidade do trabalho das agências de notícias. Além disso, as agências de notícias ajudam os grandes jornais a conseguirem notícias mesmo que as ocorrências sejam em lugares mais inusitados, por exemplo.

A importância das agências para os clientes

Para os clientes, as agências de notícias prestam um papel muito importante no que tange ao seu crescimento e desenvolvimento no mercado. Esse tipo de agência consegue impactar positivamente na imagem e na visibilidade de seus clientes, por meio da internet, por exemplo, ou de outros meios de comunicação presentes no mundo.

A produção de notícias é feita após o recebimento do briefing do cliente, o qual é analisado por uma equipe de profissionais especializados no assunto. Com essas informações em mãos, a agência de notícias consegue divulgar o trabalho da empresa cliente com informações concisas e interessantes para os internautas. O processo antes da publicação das notícias ainda passa por analistas capacitados, que detêm o conhecimento necessário para opinar ou modificar questões importantes e, assim, manter o alto nível das notícias.

Além disso, as agências de notícias contribuem muito para o sucesso das empresas, pois contam com uma conexão com as grandes mídias. É claro que, para isso, a agência precisa ser especializada, como é o caso do Universo de Negócios, que atua nesse segmento. A conexão faz com que a notícia ou release da empresa seja divulgado em meios de comunicação de massa, o que torna a empresa muito mais conhecida.

Conheça o Universo de Negócios

Agora que você já sabe o que faz uma agência de notícias, precisa conhecer o trabalho realizado pelo Universo dos Negócios! A empresa atua como um divulgador de notícias e releases e agregador de notícias. Tudo isso em um só lugar! O Universo de Negócios traz informações sobre os principais segmentos do mercado, sempre com foco em ajudar você a publicar os seus releases nos principais meios de comunicação do país!

Confira também: clipping jornalismo | Qual é a função da linha fina em uma notícia

COMPARTILHAR