Uma pessoa utilizando o notebook e procurando informações sobre mensagens-chave.

Mensagens-chave: o que são e como usá-las

Conhecidas também por key messages, as mensagens-chave são usadas para comunicar e instaurar as ideias centrais de determinada marca, além dos seus produtos e serviços, ao público-alvo.

Por essas mensagens, a marca transmite a essência e fundamentos institucionais, podendo se conectar com clientes e fidelizar o negócio.

As mensagens-chave são curtas e sintéticas, realizadas no modo afirmativo, oriundas dos princípios estratégicos da empresa missão, valores, visão e filosofia –, auxiliando na criação de uma imagem positiva, em conjunto com os públicos estratégicos. 

Decididas no planejamento de comunicação, as mensagens-chave precisam ser objetivas, relevantes, concisas e resumidas.

Importância das mensagens-chave

Mensagens-chave são os pontos principais que você deseja que o seu público-alvo acesse e memorize.

Ou seja, são comunicados bem-fundamentados, que dizem a forma como você quer ser reconhecido e também devem estar presentes em todos os materiais de marketing: site, mídias e embalagens. Tudo deve transmitir a sua mensagem central.

Quando usar mensagens-chave

As mensagens-chave podem ser usadas em alguns momentos essenciais.

Confira alguns.

Estratégias de conteúdo

As mensagens-chave são ótimas no planejamento de conteúdo.

Planeje campanhas e publicidades focadas nas mensagens-chave, além de ações que reforcem o comunicado na memória do usuário.

Em estratégias de copywriting

As mensagens em diferentes canais, como site, blog e redes sociais, em união com técnicas de copywriting e SEO, são essenciais para aparecerem no Google aliadas à marca.

Dicas para se criar mensagens-chave

Separamos algumas dicas para a criação de mensagens-chave infalíveis.

Estabeleça um diálogo com o cliente

A primeira dica diz respeito à imagem empresarial do cliente, com os objetivos de marca.

É essencial entender quais são os pontos importantes para as mensagens.

Para isso, escute o seu cliente, esteja atento aos sinais e não tenha dúvidas sobre os objetivos da marca.

Tenha clareza e concisão

Após estabelecer a escuta do cliente e ter no radar os objetivos da marca, comece a estruturação de ideias para as suas mensagens.

Para isso, tenha em mente a clareza e a concisão, para que ruídos na comunicação não aconteçam. 

Pense em mensagens consistentes

As ideias precisam ter encaixe em todos os serviços de comunicação, sejam internos ou externos.

Todos os canais de comunicação precisam se encaixar.

Reveja com periodicidade

Reveja as mensagens em períodos pensados e perceba se estão fazendo sentido.

Veja também: O que é plágio e como identificá-lo em um texto?

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Agora que você já conhece mais sobre mensagens-chave, continue navegando em nosso portal e se informe mais!