Profissional escrevendo releases para aumentar as vendas

Como usar releases para aumentar as suas vendas?

De acordo com dados da State of the Media Report 2019, mais de 70% dos jornalistas dizem que preferem obter informações sobre as empresas por meio dos releases. Isso quer dizer que investir nesse tipo de material pode ser uma boa estratégia para ganhar visibilidade e aumentar as vendas.

Assim, entenda o que é release, como ele funciona, quais vantagens oferece e conheça algumas dicas para fazer releases que vendam. Acompanhe a seguir!

O que são releases ou press releases?

Os releases, também chamados de press releases, são comunicados de imprensa. Eles têm o intuito de transmitir novas informações de uma empresa ou de um negócio aos veículos de comunicação.

Assim, eles podem ser considerados como uma forma de fazer anúncios oficiais sobre assuntos que sejam de interesse da empresa, atingindo vários jornalistas e veículos de imprensa ao mesmo tempo.

Quais são as vantagens de publicar um release?

Entre as vantagens de publicar um release, está o fato de que a empresa consegue disponibilizar para os jornalistas informações completas e de fácil acesso. Com isso, elevam-se as chances de que esse conteúdo seja divulgado pela mídia.

A partir disso, o negócio recebe mais engajamento no assunto sobre o qual deseja dar ênfase, o que é muito positivo para os resultados da empresa.

Como funcionam os releases?

Primeiramente, o texto é escrito em tom jornalístico e reúne uma série de dados que sejam relevantes para o público interessado no assunto. É importante destacar que o objetivo do release não é vender, e sim mostrar algo.

Além disso, o release não deve ser enviado a todos os jornalistas, mas sim aos que fazem parte do nicho do cliente. Prestar atenção nesse detalhe é essencial para que o jornalista se interesse em divulgar a notícia e para que o trabalho de envio não seja desperdiçado.

Em relação à redação, esse tipo de texto costuma seguir uma estrutura que contempla elementos como os destacados a seguir:

Título

O primeiro elemento da estrutura é o título, que é a primeira chamada que o leitor encontrará. Portanto, ele deve ser interessante para chamar a atenção, despertar curiosidade e interesse, além de ser curto.

Linha fina

Logo abaixo do título vem a linha fina, que é como se fosse um subtítulo. Ela revela alguma informação importante e não pode ser repetida no corpo do texto. Juntamente com o título, a linha fina serve para delimitar o tema que será trabalhado.

Desenvolvimento

Em seguida vem o desenvolvimento, que é o texto em si. Nele é preciso conter uma tese, na qual se explica quem fez a ação determinada que será mencionada, o que foi feito, onde ocorreu e como tal ação foi feita. Tudo isso fica na primeira parte do desenvolvimento.

Depois é o momento de escrever a antítese, que serve para quebrar objeções. Todos os eventuais argumentos que podem ser utilizados contra a tese ou contra o produto ou serviço que a empresa está falando devem ser desbancados aqui.

Para isso, é possível incluir depoimentos de consumidores, da própria empresa e de pessoas que entendem do assunto.

Então vem a síntese, que é a conclusão, na qual deve constar uma junção do que foi dito no conteúdo para demonstrar como as informações apresentadas são relevantes e como o produto ou a empresa é realmente boa.

Por fim, depois de encerrada a conclusão, quem escreve o release pode se apresentar em um parágrafo resumido. O ideal é dizer apenas o nome, empresa, onde começou e desde quando atua na área e mencionar algum diferencial.

Logo em seguida é importante inserir os dados para contato, pois é por meio deles que o jornalista interessado entrará em contato depois de receber e ler o release.

Como os releases podem aumentar as vendas?

Apesar de os releases não terem conteúdo publicitário, eles podem ser ferramentas importantes para ajudar no crescimento das vendas de uma empresa. Isso porque, por meio deles, a empresa tem a chance de conseguir mídia de forma espontânea.

Com isso, a empresa conquista espaços em sites, jornais, revistas e outros meios de comunicação de forma orgânica e tem todo o público desses veículos lendo as informações sobre seus produtos e serviços.

Como o release é enviado e publicado por jornalistas que cobrem o segmento da empresa, o público de leitura acaba sendo o público que tem interesse naquele assunto.

Como exemplo, uma empresa de maquiagem que está lançando produtos faz um release contando as informações sobre os novos produtos, os impactos positivos que eles causam na pele e o quanto menos de poluição eles causam ao meio ambiente por terem sido embalados com materiais biodegradáveis.

Os jornalistas que receberam e publicaram esse release escrevem sobre beleza e maquiagem em grandes revistas digitais que abordam o tema. E o resultado é o seguinte: todo o público da revista que espera por dicas de produtos terá contato com as informações divulgadas e poderá procurar a marca para adquirir os itens.

Dicas para fazer um release que venda

Depois de entender um pouco melhor sobre o que é release e como ele funciona, algumas dicas podem ajudar a fazer com que a empresa conquiste mais vendas:

1. Encontre informações com potencial

As informações que forem incluídas no material devem ter potencial de repercussão na imprensa. Para isso, é importante que a empresa tenha sempre um profissional de relações públicas por dentro de todas as novidades do negócio para filtrar as melhores informações.

2. Inclua todas as informações pertinentes

Se o tema abordar ações ou eventos, é indispensável que o texto contemple o horário de acontecimento, o local, as pessoas envolvidas, a relevância que a ação tem para a comunidade e as fontes que podem ser consultadas sobre o tema.

3. Follow-up

Depois de redigir o release e enviá-lo, a parte de acompanhar a pauta é essencial. O assessor de imprensa da empresa deve contatar os jornalistas para os quais enviou o conteúdo para conferir o nível de interesse e estreitar relações com a imprensa. Assim, pode até mesmo especular sobre temas que despertam interesse para o futuro.

Dessa maneira, entre as estratégias de marketing de uma empresa, o release tem grande importância e pode ser utilizado até mesmo para divulgações internacionais. Nesses casos, é claro, deve ser feito um release com tradução.

Deseja publicar release? Então aproveite e publique no Universo de Negócios. Navegue pelo site!

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