Release|Revisão de textos

Qual a importância de revisar um texto antes de publicar

Entenda a importância de sempre revisar os textos antes de publicá-los, principalmente na era digital, e como isso pode influenciar sua empresa de modo positivo.

A etapa de revisão de texto faz parte do processo de escrita e precisa ser vista como um elemento a mais no conjunto de elaboração, não isolado. Durante esse processo, são corrigidos erros ortográficos e gramaticais, além da verificação de assertividade em relação aos objetivos propostos e se o texto condiz com o tema. Além disso, também é organizada a exposição de ideias, caso não pareçam claras.

A importância da revisão de textos  

A revisão de texto é muito importante para quem almeja publicar um conteúdo claro, de forma a transmitir ao leitor, além da informação em si, que as normas ortográficas foram respeitadas e seguidas corretamente, dotando o texto de maior credibilidade. Todas as mudanças realizadas pelo revisor no texto são para melhorá-lo. Revisar texto é um processo muito importante!

Efetuar revisão é uma forma estratégica de eliminar repetições, tanto de palavras e ideias já abordadas ou que não sejam tão necessárias para serem exploradas naquele texto, quanto de erros ortográficos, gramaticais, de acentuação e pontuação. Também é possível organizar melhor as ideias, melhorando a estrutura e deixando os argumentos mais conectados e lógicos.

A revisão de um texto é puramente voltada para a melhoria do conteúdo abordado no texto, o deixando não apenas correto frente às normas ortográficas e gramaticais, mas também prazeroso de ser lido e entendido pelo leitor. Na era digital, as revisões são cruciais, indispensáveis. Elas precisam ser minuciosas, pois a repercussão e rapidez com que as pessoas leem é muito maior.

Revisão de textos

O crime de plágio

A produção de conteúdo em formato de texto é algo que vem ganhando espaço entre os sites, contudo, o processo precisa ser realizado com cuidado. As informações são sempre retiradas de algum outro site ou artigo, portanto, faz-se necessário estar atento ao devido destaque de créditos e fontes utilizadas como uma estratégia para evitar o crime de plágio.

Fazer cópia de um texto, mesmo que seja parcialmente, sem colocar as referências e fontes, ou sem o consentimento do autor, é crime de acordo com a lei. Existe uma sessão no Código Penal especificamente voltada para Crimes Contra a Propriedade Intelectual.

A pessoa que produz algum tipo de conteúdo é autor e dono daquela produção. Qualquer conteúdo escrito, dirigido ou produzido por uma pessoa é sua propriedade intelectual. Quando essas ideias são copiadas sem a devida autorização do autor, a situação é, indubitavelmente, considerada um crime. Seguindo a mesma linha de roubo, o plágio é basicamente o roubo de ideias, e, consequentemente, um crime.

Em relação ao plágio, como já dito, existem especificações descritas na lei. O Crime de Violação aos Direitos Autorais, no Art. 184 – Código Penal, deixa clara a classificação do roubo de ideias e sua punição : “Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa”.

Sabendo disso, as empresas precisam tomar cuidado e sempre priorizar a revisão de textos, pois, caso seja acusada de plágio, precisará enfrentar processo, uma situação que nenhum negócio espera ter de enfrentar.

Ferramentas para evitar plágio

Além do importante papel desempenhado pela revisão de textos, existem ferramentas que podem ser usadas para evitar qualquer tipo de plágio nos conteúdos escritos. São ferramentas tecnológicas já construídas com essa finalidade.

Acesse essas ferramentas, faça a revisão dos textos e esteja atento a qualquer parágrafo muito parecido com as fontes utilizadas. Isso evitará que sua empresa seja acusada de plágio, além de deixar os textos mais agradáveis de serem lidos.

Veja também: O que é plágio e como identificá-lo em um texto? | Ideia de título | Modelo de errata | O que é plágio indireto

Faça suas publicações por meio de um divulgador de notícias

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias que busca publicar vários tipos de conteúdo, desde os mais técnicos, até os que contribuem para a rotina de seus leitores. Os assuntos são diversificados, mas todos com a devida relevância para o seu público. Elabore releases e conte com um divulgador de notícias para realizar a publicação.