Pessoa aplicando o método GTD enquanto escreve em uma agenda.

Maximize a produtividade com o método GTD

Se você está em busca de eficácia no gerenciamento de suas tarefas e projetos, a solução pode estar em uma abordagem eficiente chamada método GTD. Esse sistema, desenvolvido por David Allen, tem como objetivo principal aumentar a produtividade enquanto reduz o estresse relacionado à gestão de tempo e tarefas. Descubra como o método GTD pode transformar sua rotina e potencializar seus resultados. Continue lendo e se prepare para dar um salto de produtividade!

O que é o método GTD?

O método GTD, ou Getting Things Done (fazer as coisas acontecerem, em tradução livre), é uma abordagem de gerenciamento de tempo e tarefas que foi desenvolvida por David Allen. Esse método visa ajudar as pessoas a organizarem suas tarefas de forma mais eficaz e produtiva.

O princípio central do método GTD é a ideia de que uma pessoa precisa tirar as tarefas da sua mente e colocá-las em um sistema confiável fora da sua cabeça. Dessa forma, ela pode se concentrar mais completamente na tarefa em mãos, sem a distração constante de lembrar outras tarefas.

Para isso, o método GTD utiliza uma série de listas para diferentes categorias de tarefas e um processo de revisão regular para garantir que nada seja esquecido. Em vez de se preocupar com o que precisa ser feito, o indivíduo pode se concentrar em realmente realizar as tarefas.

O método GTD é flexível e pode ser adaptado para atender às necessidades específicas de cada indivíduo ou organização. Ele pode ser implementado utilizando apenas papel e caneta ou com o auxílio de ferramentas digitais, como aplicativos de lista de tarefas e gerenciadores de projetos.

As 5 etapas do método GTD

O método GTD é baseado em cinco etapas fundamentais. Conheça cada uma delas a seguir:

1. Capturar

Esse primeiro passo envolve liberar sua mente de todas as tarefas e compromissos que estão consumindo sua atenção. Faça isso transferindo todas as suas tarefas e pensamentos para um aplicativo, caderno ou planner.

2. Esclarecer

Esse passo requer que você analise todas as informações que capturou. Reserve um tempo para essa etapa crucial do método GTD, pois é aqui que você decide quais itens requerem ou não uma ação. Para aquilo que deve ser feito, planeje como fazer. Do contrário, descarte, delegue ou arquive para referência futura.

3. Organizar

Nessa etapa, você classifica suas tarefas conforme o contexto. Pode ser útil criar listas temáticas.

4. Refletir

É crucial que você reserve um tempo, pelo menos uma vez por semana, para revisar todas as suas listas. Essa reflexão permite que você determine suas próximas ações, reavalie suas prioridades e analise os resultados das tarefas anteriores.

5. Engajar

Na etapa final, você realiza as tarefas que definiu. Esse passo não é apenas executar as tarefas, mas fazer isso com significado, dedicação e foco.

Como o método GTD pode beneficiar seus negócios?

Implementar o método GTD em seu negócio pode levar a uma grande melhoria na produtividade e eficiência. Isso porque esse método libera tempo e energia mental que podem ser usados para focar em tarefas mais importantes. Além disso, ele cria um senso de controle e perspectiva, reduzindo o estresse e aumentando a satisfação no trabalho.

Não espere mais para maximizar a produtividade em seu negócio com o método GTD e contribua você também com a disseminação de informação ao publicar release com o Universo de Negócios!

Confira também: O que é plágio | Como ser mais produtivo | Como fazer artigo de opinião | Intercâmbio Canadá | Como ser mais inteligente