Homem apontando para um ícone de relógio sobreposto na imagem com outros ícones relacionados a como ser mais produtivo.

6 dicas de como ser mais produtivo

A produtividade é um desafio para muitas pessoas, principalmente hoje, com o grande volume de informação a que todos são expostos cotidianamente – e com os diversos gatilhos de atenção que surgem ao longo do dia. Porém, saber como ser mais produtivo é algo que pode te ajudar a se destacar no seu meio de trabalho e a ter mais satisfação pessoal. 

Por isso, neste artigo você encontra 6 dicas para ser mais produtivo e entende a importância que isso tem na sua vida. Acompanhe!

O que é a produtividade?

Ser produtivo significa otimizar o tempo de execução de tarefas para conseguir aumentar a quantidade e a qualidade do que se está produzindo. Isso envolve diversos fatores, como gestão de tempo, ferramentas adequadas e definição de prioridades. Sendo assim, a produtividade está intimamente relacionada a um alto desempenho de trabalho.

No entanto, ser produtivo não significa trabalhar sem parar ou produzir em massa. É justamente o oposto disso. Afinal, administrando melhor o tempo, torna-se possível fazer mais e melhor em menos tempo, o que permite ter mais períodos de descanso.

Por que a produtividade é importante?

Antes de tudo, a produtividade é importante porque proporciona mais eficiência na execução de tarefas. Isso tem um impacto muito positivo para atingir metas e é algo essencial no cotidiano das empresas.

Além disso, ser produtivo é importante para reduzir custos. Isso porque uma pessoa produtiva consegue entregar melhores resultados gastando menos recursos e menos tempo.

Para exemplificar: se em uma equipe de 5 pessoas todas conseguem ter uma boa média de produtividade, elas farão mais do que faria uma equipe de 7 pessoas com baixa produtividade. Nesse caso, a redução de custos é em relação ao recurso humano.

A alta produtividade também representa um diferencial competitivo que destaca a pessoa entre os demais profissionais. Junto a isso vêm outros benefícios, inclusive pessoais, como o reconhecimento e o aumento de salário por merecimento.

Dicas de como ser mais produtivo

Após entender o que é a produtividade e qual é a sua importância, é essencial descobrir como ser mais produtivo para usufruir dos benefícios que isso pode oferecer. Confira as dicas a seguir!

1. Priorize tarefas

A primeira dica é priorizar as tarefas. Estabelecer prioridades é um grande desafio, mas é essencial. Cada vez mais o número de tarefas aumenta, o que requer mais organização e concentração dos profissionais.

Assim, para lidar com isso, saber priorizar é um grande trunfo. Afinal, muitas vezes não dá para executar tudo, mas o que é urgente e necessário tem que vir antes na lista.

2. Estabeleça metas

A segunda dica é estabelecer metas, o que ajuda a orientar o processo de produção. Saber o local de partida e de chegada é muito importante para ser mais produtivo.

Nesse sentido, metas de médio e longo prazo auxiliam o profissional a ter clareza sobre o que ele precisa fazer e em quanto tempo. No entanto, essas metas devem ser atingíveis. Caso contrário, o cenário será prejudicial e contraproducente.

3. Explore os horários mais produtivos

Outro ponto importante é saber quais são os horários de maior produtividade. Cada pessoa tem seus próprios picos de energia e disposição, e conhecê-los é essencial para usá-los a favor da produtividade.

De acordo com uma matéria publicada no site YouMatter, o primeiro pico de produtividade ocorre no período da manhã. Após acordar, o cérebro vai se ativando gradualmente, atingindo o pico de atividade até às 13h. Depois, ele sofre uma desaceleração e volta ao potencial máximo entre 17h e 18h.

Considerando esses picos, a dica é organizar as tarefas do dia conforme os períodos de maior capacidade produtiva. Por exemplo: nesse cenário, seria mais produtivo alocar para a parte da manhã as tarefas que demandam mais concentração e que têm um nível maior de dificuldade.

Porém, nem todas as pessoas seguem o mesmo padrão. Sendo assim, é fundamental conhecer o próprio corpo e entender os horários mais propensos à produtividade. Para isso, fazer testes em diferentes momentos do dia é uma boa opção para cada pessoa compreender seus picos.

4. Utilize ferramentas

Outra dica importante é utilizar ferramentas tecnológicas, como gestores de tempo e de produtividade. Atualmente, existem diversos softwares e aplicativos feitos exclusivamente para isso.

Neles, é possível inserir os objetivos e os dados referentes às atividades que precisam ser executadas e a própria ferramenta faz o controle do tempo. Algumas ferramentas que podem ser usadas são:

5. Delegue tarefas

Aprender a delegar as tarefas que podem ser executadas por outras pessoas é a quinta dica de como ser mais produtivo. Não tentar fazer tudo sozinho é algo muito importante em termos de produtividade.

Sendo assim, sempre que a rotina estiver sobrecarregada, é recomendável avaliar as possibilidades de delegar as tarefas aos colegas de trabalho. Isso é muito positivo para o profissional e para a equipe, pois, com uma distribuição mais adequada, o desempenho de todos é melhor.

6. Ofereça recompensas a você mesmo

Por fim, utilizar um sistema de recompensa é uma boa forma de atingir a produtividade. Para produzir mais e se manter focado, sempre há um desgaste emocional envolvido e um nível de estresse presente.

Assim, oferecer recompensas a si mesmo é uma forma de impulsionar e incentivar o alcance das metas, mas de uma forma mais saudável do ponto de vista emocional.

Por exemplo: se as metas foram batidas antes do almoço, por que não ir almoçar no seu local preferido? Se chegou ao final do expediente com as metas atingidas, presenteie-se com algo que deseja. Se precisa realizar uma tarefa muito exaustiva e difícil, estabeleça uma recompensa por seu empenho no final do dia e faça algo de que você goste. 

Portanto, existem várias dicas de como ser mais produtivo, e o importante é encontrar aquilo que mais funciona para cada pessoa. Aprenda em quais horários você rende mais, teste se a técnica de recompensas deixa seu dia mais leve e produtivo e siga as outras dicas para encontrar o melhor caminho para você se tornar uma pessoa que trabalha com mais produtividade.

E lembre-se: nem todos os dias é possível dar o máximo de si. Respeite seus limites e foque na constância, não apenas na quantidade.

Quer publicar release no Universo de Negócios? Então entre em contato conosco pelo site. Estamos esperando por você!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMPARTILHAR