backlinks

O que são backlinks e qual a importância?

Você sabe o que são backlinks é por que podem influenciar no faturamento do seu negócio? Confira o artigo de hoje, saiba mais sobre o assunto e aprenda uma nova estratégia para impulsionar o seu negócio!

O que são backlinks?

Os backlinks são links que direcionam o usuário para páginas de outros domínios da web. Certamente, ao ler um artigo na internet, você já se deparou com trechos sublinhados e destacados na cor azul, que o encaminham para outro site: esses são os backlinks.

Geralmente, esse artifício é usado para referenciar uma fonte, a fim de que o leitor possa verificar a idoneidade da informação e ler mais sobre o assunto.

Os backlinks podem ser definidos também como importantes fatores de ranqueamento nos motores de busca, como o Google e o Bing e fazem parte das estratégias de link building, um conjunto de ações que visa obter links de páginas de outros domínios para aumentar a autoridade de um site e, consequentemente, posicioná-lo entre os primeiros resultados exibidos pelos mecanismos de pesquisa.

Quais são os tipos de backlinks?

Basicamente, há dois tipos principais de backlinks: o nofollow e o follow, sendo este último também conhecido como dofollow. Ambos direcionam os usuários para páginas de outros domínios, porém, apenas o follow passa autoridade. Mas por quê?

Para que a sua página receba autoridade, é preciso que o responsável por criar o backlink informe aos algoritmos dos motores de busca que autoriza que creditem sua confiança para a página de destino. Normalmente, isso ocorre quando quem referencia seu site o conhece.

A importância dos backlinks

Como dissemos, os backlinks são importantes fatores de ranqueamento, ou seja, quanto mais backlinks follow seu site recebe, melhor posicionado ficará nos mecanismos de pesquisa. Isso aumenta a visibilidade da sua marca e de seus produtos ou serviços, fazendo com que seu público-alvo o encontre mais facilmente e, assim, suas chances de convertê-lo em clientes aumentem.

Como começar uma estratégia de backlinks?

Descubra como elaborar uma estratégia de backlink e tornar seu site uma autoridade em seu segmento.

1. Dê atenção às demais estratégias de SEO

Lembre-se de que os backlinks são um dos fatores de ranqueamento e que, para conquistá-los, você deve possuir um site que siga as boas práticas de SEO, pois dificilmente você conseguirá backlinks com um site que demore para carregar páginas e imagens e que não ofereça um design responsivo e conteúdos de qualidade.

Portanto, antes de qualquer coisa, realize um diagnóstico de seu site para identificar o que precisa ser melhorado.

2. Ofereça conteúdos que mereçam ser referenciados

Além de criar conteúdos de qualidade, você deve investir em materiais que mereçam ser referenciados. Por exemplo:

  • Relatórios de pesquisas;
  • Webinars, entrevistas ou podcasts com especialistas de sua empresa;
  • E-books que abordem aprofundadamente determinado assunto.

Vale destacar que é interessante focar em conteúdos evergreen, isto é, publicações que se mantenham atuais, mesmo com o passar do tempo. Assim, você aumenta a vida útil do conteúdo e, consequentemente, acumula mais backlinks.

3. Disponibilize ferramentas online

Além de conteúdos, você pode disponibilizar ferramentas online, que otimizem a realização de uma determinada tarefa. Por exemplo, uma empresa pode oferecer em seu site uma calculadora online, que calcule o consumo de combustível, abrindo portas para que páginas que tratam do assunto referenciem sua ferramenta.

4. Converta menções da marca em links

Outra estratégia para conseguir backlinks é entrar em contato com pessoas que mencionam a sua marca, para incluírem um backlink follow que direcione para seu site.

5. Atenção para não alterar o endereço de seus links

É comum atualizar conteúdos publicados no próprio site, de tempos em tempos, para reotimizá-los para os motores de busca. Mas tome cuidado para não acabar alterando o endereço da página, pois isso fará com que os backlinks postados em outros domínios sejam invalidados.

6. Aposte em guest posts e divulgadores de notícias

Guest posts são publicações feitas por convidados, ou seja, você pode ser chamado para escrever um artigo que será publicado em um site que não o seu. Geralmente, convidam-se especialistas sobre determinado assunto para abordá-lo em uma publicação.

Os divulgadores de notícias são portais que divulgam conteúdo informativo sobre figuras públicas, marcas e tendências de mercado, tornando-se uma excelente alternativa para promover seu negócio e obter backlinks.

Publique um release no portal Universo de Negócios

Agora que você já sabe o que são backlinks e como podem contribuir com o crescimento do seu negócio, entre em contato com o Universo de Negócios para publicar um release, referenciando o seu site!