Compreenda melhor a estrutura de um release e qual a principal diferença entre o release digital e o impresso. Veja também como publicar releases em um divulgador de notícias.
O que é um release?
De forma simples, o release (ou press release, como era originalmente chamado) trata-se de uma ferramenta da imprensa, utilizada para atender à demanda dos profissionais de comunicação (como jornalistas, colunistas, blogueiros etc) por fontes de informação.
É um tipo de texto que possui um formato específico, pensado para estruturar um tipo de leitura típica do jornalista, ainda que não seja uma reportagem.
Saiba mais sobre o que é release
Objetivos do release
O objetivo principal do release é disseminar uma determinada informação, dado ou notícia em larga escala, seja através de jornais, e-mail ou blogs, para que o público-alvo e profissionais de comunicação estejam cientes do posicionamento da empresa sobre um determinado assunto, ou simplesmente para motivos de divulgação.
Vantagens do release
Uma das principais vantagens do release é que, nos veículos de comunicação de pequeno e médio porte, a empresa conta com a possibilidade de ter seu texto publicado, o que aumenta a relevância da marca perante o mercado brasileiro.
No caso das grandes empresas e jornais, esse tipo de texto é utilizado como base para matérias de profissionais de comunicação. É como uma fonte de informações, que mostra por meio de dados e estatísticas um assunto, gerando uma boa notícia.
Para que a ferramenta seja realmente útil, é claro que é necessário investir em técnicas corretas, principalmente com relação à escrita, para que possa ser considerada uma base jornalística.
Mas afinal, qual a diferença entre release impresso e release digital?
Com a chegada de novas e diferenciadas tecnologias, hoje, existe uma quantia consideravelmente maior de veículos de imprensa e comunicação. Ao observar apenas a mídia impressa, o número de revistas e jornais chega à casa dos milhares.
Somado a isso, os veículos digitais adicionam inúmeras possibilidades, com matérias sendo publicadas diariamente, tanto por jornalistas quanto por empresas e outros interessados em comunicação, por meio de jornais online, blogs, sites, portais, divulgador de notícias, entre outros.
E é aí que mora a principal diferença entre os releases. O release impresso é formulado especificamente para ser veiculado em jornais e revistas adquiridos em bancas, através de assinatura, por exemplo. Por isso, tem um perfil condizente com tais veículos.
Por outro lado, os releases digitais são estruturados pensando no público da internet. Com maiores possibilidades de divulgação, são textos ricos em qualidade e buscam incorporar o máximo de informações possível, já que buscam por visibilidade frente aos portais e sites concorrentes.
É importante salientar que o release, ainda que seja uma fonte de informações, não é uma reportagem, e sim uma ferramenta de divulgação.
Do título às informações complementares, na hora de estruturar um release, é necessário considerar cada detalhe, já que toda informação pode ser relevante por quem tem acesso ao texto.
Além disso, também é preciso ter em mente que o texto poderá servir de base para a elaboração de notícias, por isso é fundamental garantir a sua qualidade.
Leia também: Textos jornalísticos de reportagem
Saiba como publicar releases com auxílio profissional
O Universo de Negócios é um portal para divulgação de releases e outros materiais sobre as mais diversas áreas do comércio, indústria e negócios em geral.
Para saber mais sobre esse divulgador de releases, navegue pelo site.
Saiba mais: O que é release / Otimização de imagem para SEO / Otimizar seu release para SEO / Características de reportagem