México passou a exigir autorização dos brasileiros que chegam ao país por via aérea
Segundo o portal Agência Brasil, no começo de junho deste ano, o Ministério das Relações Exteriores apresentou preocupação com uma questão que afeta brasileiros em direção ao México que. Na ocasião, o sistema que gera autorização necessária para entrar no país estava fora de funcionamento. Por meio de nota, do dia 9 de junho, o Itamaraty afirma ter solicitado “providências urgentes ao governo mexicano, por meio da Secretaria de Relações Exteriores, da Secretaria de Turismo e do Instituto Nacional de Migração, com vistas a resolver o problema”.
Nas redes socais, a Embaixada do México no Brasil, no dia 1º de junho, sinalizou a falta de funcionamento do sistema e que já estava trabalhando para que o serviço fosse restabelecido. Nas redes sociais do Consulado do México no Brasil, brasileiros prosseguiram reclamando da falta de funcionamento do sistema, com relatos de alguns que afirmam terem perdido a viagem e tiveram prejuízos por conta da falta de autorização para entrar no México. Desde dezembro de 2021, o México exige autorização dos brasileiros que entram no país por via aérea. Por mar ou terra, é necessário o visto. O sistema permite a solicitação 30 dias antes da viagem.
Autorização será exigida de brasileiros para entrar na Europa em 2023
Ainda sobre autorização e viagens, o que pode englobar um serviço de tradução simultânea, por exemplo, segundo a Comissão Europeia, pelo portal G1, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias) avaliará os perfis de cada turista para que seja permitida a entrada em países do Espaço Schengen (que abrange 26 países).
Em 2023, a inscrição do sistema será obrigatória. Ressalta-se que o Etias não é um visto, mas uma permissão digital, que se solicita uma vez a cada três anos. O objetivo da Comissão Europeia é aperfeiçoar a segurança do Espaço Schengen. No processo, acontecerá uma triagem de candidaturas para assegurar que ninguém seja uma ameaça para a segurança do local.
O Espaço Schengen é a união de 26 países europeus que firmaram acordo de política de livre circulação entre pessoas das nações signatárias. Nem todos os países que compõem a União Europeia assinaram o acordo. Além disso, Estados fora da UE podem fazer parte do Espaço, como o Mônaco. O termo “Schengen” foi cunhado em homenagem à cidade de mesmo nome, em Luxemburgo, local onde o documento original foi assinado, em junho de 1985.