Reajuste da tarifa de telefonia fixa autorizada pela Anatel pode chegar a 6,76%

No dia 11 de julho, foi autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o reajuste dos planos de telefonia fixa na modalidade local e longa distância nacional (interurbano). Os aumentos variam de 0,7% até 6,76%, a porcentagem de aumento vai depender da empresa. As empresas nas quais as mudanças se apresentaram são: Oi, Sercomtel, Claro, Algar e Telefônica. 

Os reajustes aprovados correspondem a: Telefônica – 4,944%, Claro – 6,092%, Sercomtel – 6,763%, Algar – 0,733% e Oi – 6,052%. Houve reajuste também no cartão de telefones públicos (orelhões): o modelo simples, com 20 créditos, agora custa R$2,66. 

As ligações da operadora Oi poderão ser locais em todo o país, com exceção de São Paulo; na Telefônica, ligações locais no estado de São Paulo; já na Sercomtel, poderão ser realizadas ligações locais em cidades do Paraná; na Claro, chamadas de longa distância (interurbanos); e, por fim, na Algar, ligações locais em nove estados, principalmente no Centro-Oeste e Sudeste do país.

Mesmo com o domínio da telefonia móvel correspondendo a 228 milhões de acessos ativos computados no mês de maio deste ano (2019), a Anatel confirmou a existência de 35,9 milhões de linhas ativas no mesmo período. Contudo, o número elevado de linhas fixas sofreu uma queda, pois, em maio de 2018, o total ativo dessas linhas chegava a 38,8 milhões.

A redução do uso de linhas de telefonia fixa

No relatório divulgado pela Anatel referente às linhas de telefonia fixa do país, foi confirmada a redução do setor, que vem perdendo cada vez mais usuários, e em um ritmo acelerado. 

No mês de maio, no Brasil, foram registradas, aproximadamente, 35,9 milhões de linhas fixas em operação, sendo que 15,93 milhões das linhas pertencem às autorizadas e 19,93 milhões a concessionárias. Isso equivale a uma redução de 506 mil linhas em comparação ao mês anterior (abril). Mostrando 3 milhões de desativações de linhas fixas em relação ao mesmo período do ano passado (2018). 

A Claro ainda é a empresa autorizada com maior número de telefones fixos do país, correspondendo a 10,09 milhões de aparelhos, o que significa 63% de todo o mercado nacional autorizado. A empresa que ocupa o segundo lugar é a Vivo, com 3,90 milhões de aparelhos, correspondendo a 24% do mercado, e, logo depois, vem a TIM, com 968 mil linhas, por volta de 6% do mercado. 

Entre as concessionárias, temos a Oi, que possui o maior número de linhas fixas, sendo 11,08 milhões de aparelhos, 55% do mercado de concessionárias, sendo seguida de bem perto pela Vivo, que hoje possui 8 milhões de aparelhos e 40% do mercado. 

Invista na gestão de Telecom corporativa no seu negócio 

As telecomunicações dominaram boa parte do mercado com as linhas móveis e pacotes de acesso a internet, ter uma equipe especializada para cuidar da gestão desse setor é importante, principalmente para a redução de custos da empresa. 

A iPartners é uma empresa prestadora de serviços de telecom, oferecendo, entre outros serviços, auditoria de conta telefônica, rateio de contas e sistemas de redução de custos de contas telefônicas para empresas, seja para contas telefônicas, móveis, fixas ou de internet. 

A média de reduções é de 35% no valor na conta telefônica! Além disso, a empresa também disponibiliza serviços de outsourcing. No lugar de o cliente ligar para o fornecedor, a iPartners intermedia e resolve os problemas, sejam eles um ramal fora do ar, pontos sem internet, planos com melhores custos benefícios, entre outros.

PUBLIQUE RELEASES E OUTROS MATERIAIS POR MEIO DO AGREGADOR DE NOTÍCIAS

O Universo de Negócios é um agregador de notícias pelo qual é possível publicar releases e outros materiais que possam ser de interesse geral ou de um público específico.

Navegue pelo site para obter maiores informações sobre publicação de releases na internet.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *