Auxiliar de clipping: entenda tudo sobre

Um auxiliar de clipping é responsável por selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, na maioria das vezes impressos, a fim de reunir um determinado assunto em recortes para analisar o desempenho das divulgações. Esse pode ser o caso do resultado de um trabalho com assessoria de imprensa de uma banda com estilo musical específico, artistas no geral ou até mesmo o lançamento de um produto.

A seguir, separamos algumas informações importantes acerca do tema, como o que é e para que serve um clipping, como fazê-lo, como encontrar fontes confiáveis e atualizadas e muito mais. Vamos conhecer mais sobre o assunto?

O que é e para que serve o clipping?

Com o objetivo de monitorar matérias publicadas em jornais, revistas ou sites, o clipping coleta informações sobre um determinado assunto ou marca que corresponde à pesquisa. Desta forma, é possível organizar os materiais jornalísticos por seções, a fim de facilitar o trabalho com relatórios, planejamentos e toda a gestão das atividades.

Além disso, o clipping é fundamental para fiscalizar a opinião dos leitores na mídia sobre os temas em questão, antecipando focos de crise para a resolução de problemas, como a crítica do lançamento de um livro, por exemplo. Com mais facilidade, o monitoramento de todo um planejamento estratégico em assessoria de imprensa pode ser realizado por meio de recortes. Assim, o assessorado poderá entender se o seu trabalho está agradando ao público de forma clara e objetiva, além de vistoriar o desempenho de seu assessor durante a veiculação.

Como fazer clipping?

Para alinhar estratégias de marketing e comunicação, são feitas pesquisas e recortes de informações significativas, seja por meio de buscadores tradicionais, como o Google e o Yahoo, ou plataformas jornalísticas e redes sociais, em que serão utilizadas palavras-chave sobre a pessoa ou produto/serviço em questão para a coleta de resultados. Em contrapartida, no caso dos veículos impressos, é possível encontrar as notícias em jornais, revistas, cartazes e demais formas de propaganda offline.

Porém, se você busca por uma ferramenta otimizada para organizar a segmentação das informações necessárias, uma boa dica é utilizar uma plataforma online de clipagem, que além de divulgar notícias, gera relatórios sobre diversos portais de informações, ajudando na mensuração de resultados. Outra opção é contar com a ajuda de um time de marketing que estude as estratégias ideais para a assessoria de um cliente, sendo analisadas nas mídias online e offline, no caso das formas de veiculação tradicionais.

Confie em fontes atualizadas e organizadas

Como toda notícia veiculada, é importante que esteja atualizada e seja verídica. Portanto, um auxiliar de clipping deve treinar seu monitoramento em sites de busca, sempre analisando em quais informações podemos confiar. Neste sentido, é importante que uma equipe ajude no compartilhamento de ideias e separe as comunicações que devem ser veiculadas e as que devem ser armazenadas para evitar eventuais problemas de divulgação.

Portanto, priorize portais de notícias seguros e discuta com seus colegas de trabalho as melhores plataformas para a coleta de dados e divulgação das clipagens em trabalhos de assessoria de imprensa.

Publique seus conteúdos no Universo de Negócios

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias que tem como objetivo a publicação de diversos conteúdos, desde os mais técnicos até os que contribuem na rotina de seus leitores. Os assuntos são bastante diversificados, mas todos com sua devida relevância para o público.

Aqui você pode publicar releases e contar com um divulgador de notícias para realizar a publicação. Navegue pelo site e obtenha os mais diversos conteúdos de forma atualizada, a fim de enriquecer seu conhecimento.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *