Com o geomarketing, seu público anda por aí com um GPS no bolso, compartilhando com o smartphone (e, de quebra, com você!) todos os seus hábitos e preferências.
Para entender melhor o que significa, qual a importância e como utilizar o geomarketing em favor da sua empresa, siga a leitura!
O que é geomarketing?
Geomarketing, também conhecido como inteligência geográfica, ou, no original, location intelligence, trata-se de qualquer tipo de estratégia de marketing que utiliza a localização, aliada com a inteligência, para alcançar o consumidor e otimizar campanhas.
A localização do usuário é a matéria-prima do geomarketing, e com esses dados obtidos com o suporte do big data, é possível elaborar estratégias, reduzir custos, vender mais e aumentar os resultados.
O professor acadêmico William Applebaum criou o geomarketing em 1930, com base em teorias de varejo de Walter Christaller (1933-1966) e William Reilly (1940-). Inicialmente, o geomarketing era ligado apenas ao setor varejista, mas, atualmente, é utilizado nos mais diversos segmentos, como do ensino, da indústria e de serviços.
A partir do geomarketing, é possível analisar o público-alvo, os locais que frequenta, dados da sua região, forma como a concorrência funciona, dentre outras informações importantes.
Qual a importância do geomarketing?
Os dados de localização das pessoas são muito valiosos para o marketing e, hoje, podem ser acessados de uma forma que jamais poderia se imaginar alguns anos atrás. Praticamente todas as pessoas carregam um smartphone com GPS, que pode informar os locais onde frequentam e andam e o que consomem.
O geomarketing é uma maneira de usar essas informações para a divulgação e venda de seus produtos de forma otimizada.
Quais são as principais aplicações do geomarketing?
O geomarketing pode auxiliar na expansão dos negócios varejistas, analisando as referências geográficas dos pontos onde o seu público-alvo está e, também, a localização da concorrência, criando estratégias para lojas serem abertas, sabendo o potencial da rede.
Quais os principais conceitos do geomarketing?
Geotargeting
É quando você limita uma campanha como a do Facebook Ads por localização, mostrando seu negócio para apenas pessoas em regiões predefinidas e sem gastar com anúncios para o público que não poderá usufruir de seu serviço.
Site personalizado
Um site é personalizado quando utiliza a localização dividida pelo usuário, para personalizar o conteúdo e mostrar informações designadas para aquela determinada localização.
Geotagging
Quando as pessoas postam fotos, marcando a localização do lugar, que pode ser a sua empresa ou loja, restaurantes ou museus, ocorre o que chamamos de geotagging.
Como aplicar o geomarketing?
É possível aplicar o geomarketing de várias formas. Por exemplo, pode-se utilizar a estratégia para conhecer melhor os hábitos do seu público, o que pode despertar ideias para parcerias, brindes, promoções, dentre outras coisas.
O geomarketing também pode ser utilizado para direcionar suas campanhas por localização, criar conteúdos personalizados e ser mais acurado no momento de se comunicar com o público e escolher que mídia utilizar para isso.
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