Thumbnail: entenda qual é a sua importância para o Marketing Digital

Quando você abre a página do Google Imagens e faz uma busca, em menos de um segundo aparecem várias miniaturas de imagens. É claro que isso só é possível se você tiver uma boa conexão de internet, mas já pensou o quanto demoraria se, mesmo com uma boa conexão, as imagens precisassem ser carregadas em sua qualidade original?

Isso não precisa acontecer graças à thumbnail. Seu objetivo é melhorar a experiência do usuário na internet, mas ela também pode ser uma grande aliada quando se trata de fisgar a atenção da audiência para sua estratégia. Quer entender mais sobre thumbnail? Continue a leitura!

O que é a thumbnail?

No exemplo da busca no Google Imagens, falamos sobre as miniaturas que aparecem na página. A thumbnail nada mais é que essa miniatura, que além de ser bem mais leve, ainda traz uma amostra do que é o conteúdo a que se refere. 

Vídeos do Youtube, por exemplo, têm thumbnails. Elas antecipam o todo do conteúdo, e justamente por isso podem ser a diferença entre um clique ou uma desistência. Por isso, thumbnails também podem ser utilizadas como forma de atrair a audiência.

Para que serve?

O principal propósito de uma thumbnail é identificar rapidamente o conteúdo a que se refere. Junto com isso, ela traz diversos outros benefícios.

Um deles é a melhora significativa da experiência do usuário, já que a thumbnail agiliza a organização e seleção do material disponível. Isso também é uma vantagem para estratégias de Marketing Digital.

Um carregamento rápido da página diminui muito as chances do usuário desistir daquele clique, fechando a página. Além disso, uma boa thumbnail pode aumentar muito a taxa de cliques de um conteúdo.

Onde as thumbnails são utilizadas?

É bem provável que hoje mesmo você já tenha tido contato com várias thumbnails. Elas aparecem nos bancos de imagens, pastas de arquivos, buscadores da internet e sites de conteúdo em vários formatos (imagem, texto, vídeo). Até mesmo a galeria do celular utiliza thumbnails. 

A imagem da capa dos vídeos no Youtube são thumbnails. Você já deve ter reparado que essas capas geralmente tem uma frase e alguma imagem estática que resume o vídeo. Elas também apresentam uma identidade visual, ou seja, um padrão visual que as identificam. Lembre-se de seus vídeos favoritos: com certeza você reconheceria outro vídeo do mesmo canal apenas pela capa.

Qual é a importância de uma boa thumbnail?

As thumbnails impactam diretamente a taxa de cliques de um conteúdo, já que apresentam rapidamente o que o usuário encontrará naquele material. Quando falamos em produzir conteúdo, uma boa thumbnail pode ser a diferença entre um clique ou uma desistência.

Voltemos ao exemplo do vídeo no Youtube. Se você produz vídeos, a thumbnail é uma oportunidade a mais de atrair a atenção dos espectadores para o conteúdo. Mas nem sempre uma thumbnail chamativa quer dizer que ela é boa. Thumbnails sensacionalistas ou mentirosas podem, inclusive, desqualificar o conteúdo.

Quais são os componentes da thumbnail?

Apesar de thumbnails serem utilizadas para quase tudo na internet, neste artigo, tratamos apenas daquelas feitas intencionalmente para atrair a atenção do público.

Texto

O texto de uma thumbnail deve dar um resumo do que trata o conteúdo, além de instigar o usuário a acessar o material. Por isso, ele deve ser curto, informativo e atraente.

Aqui também entra a parte visual do texto: fonte, tamanho e cor.

Cor 

Como a thumbnail é uma imagem, a questão da cor é fundamental. As cores têm o poder de passar sensações imediatas, e isso pode ser bem importante no seu conteúdo. Entender um pouco sobre psicologia das cores pode ajudar.

A cor também é importante para a identidade visual do conteúdo.

Imagem

Thumbnails sempre contam com imagens, por serem muito fáceis de consumir e interpretar. Quando o conteúdo é em texto, geralmente a thumbnail ilustra a ideia geral do material. Quando o conteúdo é em vídeo, é comum que seja uma imagem congelada.

Outros elementos

É possível ter mais elementos na thumbnail, como emojis, ícones e stickers, por exemplo. O acréscimo ou não de mais elementos depende da estratégia de quem está produzindo o conteúdo.

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