Vale a pena comprar seguidores?

A quantidade de seguidores em um perfil no Instagram, por exemplo, é a primeira métrica que verificamos ao abrir um perfil. Essa primeira impressão é muito importante para o criador de conteúdo e para a empresa. Porém, quando esse número é “forjado” por meio da compra de seguidores em sites que praticam essa atividade, os problemas começam a aparecer.

Comprar seguidores não é um bom negócio por diversos motivos. Saiba mais sobre a negatividade desse processo neste post. Acompanhe!

Audiência nas redes sociais: qual é a importância?

A audiência nas redes sociais tem uma grande relevância no sucesso das páginas, especialmente do Instagram. Porém, quando falamos em audiência, não estamos nos referindo somente ao número de seguidores, mas também a outros dados, como o número de curtidas, comentários, compartilhamentos, menções, entre outras interações do público com a página.

A grande importância de uma audiência está no que ela pode fazer pelo criador de conteúdo ou por uma empresa. A audiência, ou seja, os seguidores, são os responsáveis pelas parcerias pagas realizadas pelos influenciadores, bem como por grande parte da visibilidade e das vendas que as empresas obtêm por meio das redes sociais.

Quando a audiência é incentivada a interagir com a página, a relevância dela aumenta e começa a aparecer para mais pessoas dentro da rede social. Isso permite que o dono da página seja mais influente e que a empresa consiga aumentar sua presença on-line, o que acarreta mais compras pelo site e pesquisas nos buscadores.

Por que as pessoas querem comprar seguidores?

As pessoas que não entendem muito bem como funciona o algoritmo das redes sociais muitas vezes caem na cilada de comprar seguidores. Essa vontade de obter um crescimento mais rápido por meio do número de pessoas que seguem determinada página acaba sendo negativa, pois traz diversos prejuízos para a credibilidade do negócio.

O grande motivo da vontade de comprar seguidores é o desejo das pessoas de que seus perfis sejam mais reconhecidos e respeitados. Existe um acordo implícito de quem tem mais seguidores é mais importe. No entanto, isso não é verdade. Mudar um número no perfil não faz uma página ser mais ou menos importante. O que faz uma página ser cobiçada e querida pelo público é o seu engajamento!

Quais são os riscos e as desvantagens de comprar seguidores?

Existem diversos riscos e desvantagens para quem compra seguidores. Para começo de conversa, quem faz isso está sujeito a ter a conta banida. Isso acontece no Instagram, por exemplo, que já conta com diversas medidas para identificar quem “burla” a regra dos seguidores.

Outro risco é o de ficar com a imagem queimada perante o público. Seguidores comprados são facilmente identificados por seguidores verdadeiros, e isso causa uma impressão de que a empresa ou o perfil pessoal do influenciador está enganando quem acompanha a página.

Além disso, a compra de seguidores faz com que a análise das métricas da página fique comprometida. Se você não souber se o seu perfil está crescendo da maneira correta, não saberá como melhorar os aspectos que precisam de mais atenção.

Como conquistar mais seguidores?

Para conquistar mais seguidores, não tem segredo! É preciso postar conteúdos de qualidade. Para isso, trabalhe em conhecer o seu público e ver com o que ele interage mais. Aposte em enquetes, stories dinâmicos, fotos bem produzidas, textos que agregam valor ao conteúdo postado, entre outras estratégias. Além disso, você pode contar com a ajuda de sites especializados em divulgação, como o Universo de Negócios.

Como o Universo de Negócios pode te ajudar?

O Universo de Negócios te ajuda por meio da publicação de notícias que tenham a ver com o seu negócio. Ao publicar release, por exemplo, você faz com que mais pessoas conheçam a sua área e procurem conteúdos relacionados, inclusive os da sua própria página. Entre no site do Universo de Negócios e saiba mais sobre os serviços oferecidos!

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!