Redes sociais: como saber se seguidores são comprados?

Redes sociais: como saber se seguidores são comprados?

A pergunta é: como saber se seguidores são comprados? 

Ao entrar em perfis em redes sociais, como o Instagram, por exemplo, um dos primeiros pontos que são analisados é a quantidade de seguidores. 

Essa métrica se torna essencial, tanto para um criador de conteúdo, como para empresas.

Porém, não podemos negar que muitos perfis forjam esse número, através de diversos meios. E, a partir disso, problemas começam a surgir. 

Continue a leitura, saiba quais os impactos disso e aprenda a como saber se seguidores são comprados.

É seguro comprar seguidores?

A resposta é: não!

São diversas as desvantagens em realizar tal prática.

A pessoa que compra seguidores, pode ter, por exemplo, a sua conta banida. O Instagram possui diversos mecanismos para descobrir quem está praticando o ato. 

Além disso, também pode ser horrível para a imagem de determinada pessoa ou marca perante o público. 

Seguidores que são comprados são facilmente diferenciados de seguidores reais, e isso faz com que pareça que determinado perfil está enganando a sua audiência. 

Outra desvantagem da compra de seguidores é que faz com que a análise das métricas do perfil fique comprometida, já que não consegue-se observar um crescimento correto, não dando para analisar os pontos a serem melhorados. 

Porque as pessoas compram seguidores?

Os usuários das redes sociais, em certa medida, não possuem conhecimento de como funcionam os algoritmos da plataforma e procuram um jeito mais simples de conseguir seguidores: comprando. 

Isso se dá por um desejo de conseguir um crescimento no número de seguidores de forma mais rápida, tendo seus perfis reconhecidos e até mesmo respeitados. 

Porém, muitos enganam-se. Ter o número de seguidores alterado não faz determinado perfil se tornar importante, mas sim investimento em engajamento. 

Como identificar se o perfil possui seguidores comprados?

Agora, vamos lá: como saber se seguidores são comprados?

Separamos, abaixo, algumas dicas que podem te ajudar a identificar. Confira! 

Verifique os números

Analise a conta e veja se há seguidores falsos. Alguns caminhos são: 

  • A presença de seguidores sem fotos de perfil ou nenhuma postagem em seu feed;
  • Comentários poucos relevantes ou de “spam”;
  • A presença de conta de serviços.

Analise o engajamento

Contas com muitos seguidores possuem taxas de engajamento proporcionais. 

Para descobrir isso, é necessário comparar o número de seguidores com a quantidade de curtidas, salvamentos, compartilhamentos e até mesmo de comentários, por exemplo.

Perfis com muitos seguidores e baixas taxas de engajamento são compostos, muito provavelmente, por seguidores comprados. 

Use ferramentas

Existem algumas ferramentas para identificar perfis com seguidores falsos. 

Algumas delas são: o Modash.io e o Social Audit Pro.

Conheça o Universo de Negócios

O Universo de Negócios possui diversas notícias, de vários setores, em que é possível publicar releases e outros conteúdos de interesse geral ou específico. 

Confira mais conteúdos publicados no Universo de Negócios e publique um release!

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!