Startups auxiliam na saúde das pessoas e ajudam a evitar problemas mais sérios

Empresas ajudam na prevenção e coleta de dados para melhor a atuação médica. Número de health techs dobrou nos últimos dois anos

O mercado de health techs, mais do que necessário, tem terreno fértil para crescer. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% do produto interno bruto mundial é gasto com o setor de saúde. No Brasil, tal dado quase se aproxima dessa média com 9% ou mais de R$ 600 bilhões. 

Por outro lado, informações do relatório “Distrito Health Tech Report 2020” mostram que o segmento deu um salto no Brasil em 2020. Em um intervalo de dois anos (de 2018 a 2020), o número de empresas foi de 248 para 542. Esse número, sem dúvida, foi acelerado de forma significativa pela pandemia de Covid-19. 

Além disso, diversos especialistas entram em consenso quando o assunto é uma tendência de crescimento e uso diverso da tecnologia em questões de saúde. 

A partir disso, preparamos uma galeria com cinco startups com atuação no Brasil para ficar de olho. 

Truvio

A Truvio é uma health tech focada em identificar futuros doentes crônicos por meio de Inteligência Artificial, tendo sido lançada em 2020, no início da pandemia. Na prática, ela atua com a prevenção de futuros problemas por meio de dados coletados com funcionários de empresas. A partir das informações, a companhia consegue identificar grupos de risco e atuar para que patologias não se desenvolvam de forma mais grave. Desde outubro do ano passado, a Truvio também faz parte do Eretz.bio, do Albert Einstein. 

Amparo Saúde

Criada em 2017, a Amparo Saúde é uma health tech de centros de atenção primária à saúde que atua de forma independente. A empresa oferece consultas, terapias, procedimentos de baixa complexidade, exames, vacinas e diversos tipos de atendimentos. Boa parte do serviço é feito por meio da telemedicina e as tomadas de decisão são feitas a partir de dados coletados com clientes. A rede conta com unidades em São Paulo e Brasília. 

dr.consulta

O dr.consulta é uma rede de atendimento fundada com o objetivo de promover o acesso a serviços de saúde para pessoas de baixa renda. Ele é uma das health techs mais famosas do país, com uma estrutura de milhares de médicos divididos em mais de 60 especialidades. Os serviços vão de consultas e exames a cirurgias de baixa complexidade. Boa parte deles pode ser feita por meio de teleconsulta. 

brain4care

Criada em 2009, a brain4care atua com um sistema de monitoramento não invasivo de volume e pressão intracraniana. A empresa promete reduzir os riscos neurológicos dos pacientes e custos assistenciais. É recomendada para casos de trauma, hidrocefalia, AVCs e doenças que afetem o sistema nervoso central. A plataforma melhora a segurança das pessoas e otimiza o diagnóstico, ajudando na orientação do tratamento. 

DOC24

A DOC24 é uma startup que possibilita a obtenção de informações dos pacientes por meio de uma câmera. Os dados coletados, como pressão, saturação e frequência cardíaca, permitem diagnósticos mais rápidos e a atuação na prevenção de problemas mais graves. A empresa também atua com consultas em tempo real e permite um autocheck-up por meio de painéis que podem ser instalados em pontos comerciais, por exemplo.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!