Segundo pesquisa, 81% dos brasileiros com mais de 10 anos acessam a internet

Estudo ainda mostra os 10 sites mais acessados no Brasil em 2021

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2020, que analisa a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos domicílios do Brasil, há aproximadamente 152 milhões de usuários de internet no país – ou seja, 81% da população acima de 10 anos de idade, o que ressalta a importância de investir em uma otimização de sites

De forma geral, as taxas de utilização de computadores e aparelhos celulares cresceram quando comparadas a 2019. O Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) encontra justificativa para o fenômeno na pandemia de Covid-19, que aumentou a necessidade de realizar trabalhos e estudos de forma remota. 

“Durante a pandemia a internet foi mais demandada em razão da migração de atividades essenciais para o ambiente digital. Os resultados mostram a resiliência da rede em um cenário de crise sanitária”, disse o gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), por meio de nota.

A pesquisa encontrou maiores números de usuários da internet do que em 2019, principalmente em zonas rurais, com a presença de idosos, pessoas que possuem ensino fundamental, mulheres e classes D e E. O centro de pesquisa diz que, mesmo com o crescimento forte em setores vulneráveis do ponto de vista histórico, as classes mais altas ainda são as usuárias mais frequentes das TICs. O Cetic.br consultou moradores de 5.590 domicílios, majoritariamente via ligações telefônicas.

12 capitais estão aptas a receber novas redes 5G 

Nesse sentido, segundo comunicado do Ministério das Comunicações no dia 26 de janeiro deste ano, as capitais do Brasil estão aptas, do ponto de vista de infraestrutura e legislação, a receber a quinta geração de internet móvel, conhecida como 5G. O padrão 5G trará internet com velocidade elevada em todas as capitais do Brasil até o dia 31 de julho de 2022 (o leilão foi realizado em novembro de 2021). Em outras localidades, é essencial que haja um alinhamento de leis do município e instalação de infraestrutura adequada. 

“Nossa missão é garantir a tecnologia 5G conectando o Brasil e levando a internet para todos os brasileiros”, disse, por meio de nota, o ministro das comunicações. “Ao longo dos anos, faremos com o que o país tenha assegurado a cada um o direito de acesso à internet; todos nós sabemos a importância que isso tem”, complementou.

10 sites mais acessados no Brasil em 2021

Ainda sobre comunicação, o estudo da Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade on-line e marketing de conteúdo, na sua edição de 2021, mostrou os sites mais visitados no Brasil. 

Entre os 10 primeiros colocados no ranking, estão: 

– google.com (1,2 bilhões de visitas); 

– globo.com (388,5 milhões); 

– facebook.com (350,3 milhões); 

– uol.com.br (306,3 milhões); 

– youtube.com (216,1 milhões); 

– xvideos.com (206 milhões); 

– mercadolivre.com.br (94,9 milhões); 

– google.com.br (93,6 milhões); 

– instagram.com (85,6 milhões);

– wikipedia.org (64,8 milhões).

COMPARTILHAR