Marketing digital no Brasil

Marketing digital no Brasil: uma estratégia de crescimento

Segundo a Pesquisa Maturidade no Marketing Digital e Vendas no Brasil, realizada pelas empresas RD Station, Mundo do Marketing e Rock Content e por vendas B2B, 94% das empresas escolhem o marketing digital como forma de crescer.

A estratégia tem se tornado cada vez mais popular no mercado do Brasil. 

Na pesquisa, apenas 5,5% das empresas consultadas fazem divulgação apenas por meio de ações de publicidade tradicional ou evento. 

O que é marketing digital?

Marketing digital é a divulgação de marcas e produtos por meio de mídias sociais.

A estratégia é uma das principais formas que empresas usam para estabelecer uma comunicação com o público diretamente, de forma personalizada e no momento adequado.

Tudo isso considerando que a maioria das pessoas – potenciais clientes – está conectada à internet e acessa e-commerces. 

Alguns canais de comunicação utilizados no marketing digital são sites, blogs, mídias sociais, motores de busca e e-mails, por exemplo, por meio dos quais as marcas procuram resolver as principais dores e desejos de futuros clientes.

Uma estratégia de marketing digital pode ser colocada em prática por empresas de diversos segmentos, como universidades, associações e até instituições de Organização Não Governamental (ONG), por exemplo. 

Dentro do marketing digital, podem ser seguidas diversas dessas estratégias, como o Search Engine Optimization (SEO), Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Todas essas possibilidades fortalecem a marca e influenciam diretamente a melhoria das vendas, podem testar a efetividade das ações estabelecidas e calcular o retorno sobre os investimentos feitos. 

Dados sobre marketing digital no Brasil

Em relação ao também crescimento do marketing digital no Brasil, de acordo com estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mais de 39% dos consumidores do país acessam as redes sociais ou fazem algum tipo de busca antes de comprar um produto, mesmo que sejam transações a serem realizadas em lojas físicas

O fenômeno se justifica pelo fato de que a comunicação em plataformas digitais é menos formal, sendo essencial na hora da tomada de decisão dos consumidores.

Outra pesquisa sobre o marketing digital no Brasil, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 97% das empresas do país possuem presença digital. 

Além disso, mais de 77% dos usuários acessam as redes sociais através de celulares.

Benefícios de utilizar o marketing digital

Os benefícios em apostar no marketing digital no Brasil são vários, separamos alguns deles.

Continue a leitura e confira!

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Crescimento de abrangência

A abrangência no marketing tradicional pode ser menor, já que são meios de publicidade físicos e regionais.

No marketing digital, a área de contato é muito maior, uma vez que pode ser acessada por pessoas em qualquer lugar do mundo, aumentando o alcance da marca. 

Dinamicidade nas estratégias 

O marketing digital não trabalha com formas engessadas, mas possui ferramentas maleáveis, que são ajustadas de acordo com as necessidades e público-alvo da marca.

Baixo investimento

Em comparação com o marketing tradicional, os investimentos no marketing digital são mais baixos e viáveis ao negócio, fazendo com que o lucro e faturamento também sejam mais altos. 

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