duas pessoas apertando as mãos, buscando entender a diferença de preço e valor

Saiba qual a diferença de preço e valor

Você sabe qual é a relação entre preço e valor? Entender as diferenças entre esses termos é essencial para dar preço a uma determinada transação, auxiliar as estratégias de negócio e ponderar quais são as expectativas do cliente.

Um preço mais alto realmente pode significar um valor melhor, já que boas matérias-primas são mais caras e vão ter um custo final mais elevado. 

Porém, ao se falar em valor, o cliente tem mais benefícios em relação à qualidade, uma vez que o produto terá melhor funcionamento e durabilidade.

Assim, a qualidade das relações com o consumidor também é importante no momento de ponderar preço e valor. Por isso, continue lendo este artigo e entenda mais sobre o assunto.

Conceito entre preço e valor

Preço

O preço de algo tem relação com o seu custo e margem. Isso faz com que seja possível variar a partir de diversos pontos, como onde a venda acontece, a concorrência, quem é o fornecedor e a demanda pelo produto ou serviço.

Dessa forma, o preço é pensado e, geralmente, é o resultado de uma fórmula definida anteriormente. Por fim, ele possui relação estreita com dinheiro e pontos monetários. 

Valor

Já o valor possui ligação com as vantagens que determinado produto ou serviço oferece ao cliente, podendo ser algo relativo, variando de cliente para cliente, a partir da realidade em que estão inseridos. 

Portanto, ele é caracterizado como sendo a importância daquilo que foi comprado para o cliente – como itens colecionáveis, por exemplo, que podem variar de acordo com quem compra, isto é, quem é e quem não é um colecionador. 

Qual é a diferença de preço e valor?

Basicamente, podemos partir do seguinte ponto: preço é aquilo que se paga, e valor é a vantagem oferecida.

Valor para aumentar as vendas

Ao estar em contato com seus clientes, é essencial ter em mente qual é o preço e o valor notado por ele.

Dessa forma, os vendedores devem estar prontos para oferecer aquilo que está alinhado com o consumidor, apresentando qual é o valor e a recompensa que aquilo trará.

As pessoas não compram o produto ou o serviço, mas sim as vantagens que aquilo trará. Então, é importante mapear quais são os ganhos que você pode oferecer.

Alguns pontos importantes para aumentar as vendas a partir do valor são:

  • Usar técnicas para saber as principais dores dos consumidores;
  • Causar implicações no cliente, despertando sentimento de insatisfação com o contexto atual;
  • Influenciar o cliente a perceber, por si só, quais são as vantagens oriundas da solução oferecida por você.

Conheça o Universo de Negócios

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias sobre o mundo dos negócios. Navegue em nosso portal e veja mais conteúdos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMPARTILHAR