Você sabe qual é a relação entre preço e valor? Entender as diferenças entre esses termos é essencial para dar preço a uma determinada transação, auxiliar as estratégias de negócio e ponderar quais são as expectativas do cliente.
Um preço mais alto realmente pode significar um valor melhor, já que boas matérias-primas são mais caras e vão ter um custo final mais elevado.
Porém, ao se falar em valor, o cliente tem mais benefícios em relação à qualidade, uma vez que o produto terá melhor funcionamento e durabilidade.
Assim, a qualidade das relações com o consumidor também é importante no momento de ponderar preço e valor. Por isso, continue lendo este artigo e entenda mais sobre o assunto.
Conceito entre preço e valor
Preço
O preço de algo tem relação com o seu custo e margem. Isso faz com que seja possível variar a partir de diversos pontos, como onde a venda acontece, a concorrência, quem é o fornecedor e a demanda pelo produto ou serviço.
Dessa forma, o preço é pensado e, geralmente, é o resultado de uma fórmula definida anteriormente. Por fim, ele possui relação estreita com dinheiro e pontos monetários.
Valor
Já o valor possui ligação com as vantagens que determinado produto ou serviço oferece ao cliente, podendo ser algo relativo, variando de cliente para cliente, a partir da realidade em que estão inseridos.
Portanto, ele é caracterizado como sendo a importância daquilo que foi comprado para o cliente – como itens colecionáveis, por exemplo, que podem variar de acordo com quem compra, isto é, quem é e quem não é um colecionador.
Qual é a diferença de preço e valor?
Basicamente, podemos partir do seguinte ponto: preço é aquilo que se paga, e valor é a vantagem oferecida.
Valor para aumentar as vendas
Ao estar em contato com seus clientes, é essencial ter em mente qual é o preço e o valor notado por ele.
Dessa forma, os vendedores devem estar prontos para oferecer aquilo que está alinhado com o consumidor, apresentando qual é o valor e a recompensa que aquilo trará.
As pessoas não compram o produto ou o serviço, mas sim as vantagens que aquilo trará. Então, é importante mapear quais são os ganhos que você pode oferecer.
Alguns pontos importantes para aumentar as vendas a partir do valor são:
- Usar técnicas para saber as principais dores dos consumidores;
- Causar implicações no cliente, despertando sentimento de insatisfação com o contexto atual;
- Influenciar o cliente a perceber, por si só, quais são as vantagens oriundas da solução oferecida por você.
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