Consumo digital torna-se mais frequente na realidade dos brasileiros
De acordo com pesquisa da Agência e-Plus em conjunto com o E-Commerce Brasil, sobre as formas principais de investimentos dos e-commerces neste ano, 85% dos participantes disseram que as redes sociais são as plataformas centrais para a conquista de novos clientes. Além disso, 80% apontaram, em seguida, a utilização do Google Ads; e 70% o e-mail marketing.
A pesquisa ainda trouxe outros dados: 45% dos entrevistados disseram que conseguem novos clientes via SEO e 25% via Inbound Marketing, ambas estratégias eficientes de marketing digital. Além disso, 55% fazem a terceirização do e-mail marketing; 50% geram redes sociais; 30% terceirizam também o Inbound Marketing; 5%, o SAC. Entre as plataformas preferidas, 95% dizem usar o Instagram e 80% o Facebook. E, sobre a terceirização de atividades operacionais, 80% terceirizam a gestão de mídia paga e 60% a de SEO.
Sobre os desafios do comércio eletrônico
Na pesquisa da Agência e-Plus e E-Commerce Brasil, 70% dos respondentes apontaram que o desafio futuro central é fazer com que a taxa de conversão cresça. Além disso, 15% dizem querer reduzir a dependência em marketplaces; 10% querem fazer com que o ticket médio cresça; e 5% querem reduzir a dependência em tráfego pago.
A pesquisa ainda apresentou que 35% desejam realizar investimentos na migração da plataforma de comércio eletrônico e 25% em Inbound Marketing. Em relação a investimentos, 65% dos participantes querem aumentar o investimento em tráfego pago; 65% em SEO; e, por fim, 20% querem investir em e-mail marketing.
Consumo on-line vem crescendo no Brasil
Outra pesquisa, a Social Commerce, desenvolvida pela All iN/Social Miner, em conjunto com a Etus e a Opinion Box, aponta que o consumo digital é uma prática que vem se tornando cada vez mais frequente na realidade dos brasileiros. Ou seja, 86% da população já pratica esse hábito, segundo o levantamento.
O estudo apresentou que 37% dos brasileiros visitam lojas digitais pelo menos uma vez ao mês no desejo de encontrar ofertas disponíveis; além disso, 23% usam a rede para a realização de compras. Em relação às redes sociais, o Instagram é o mais buscado pelos consumidores para a compra de determinado produto, despontando em 62%. Em seguida, está o Facebook, com 61%; Google Shopping, com 61%; e o WhatsApp, com 37%.
Em relação aos motivos pela escolha das redes sociais para a realização de compras, os mais frequentes são a rapidez, preço, acesso às informações mais específicas do produto, praticidade de pesquisa, facilidade e a possibilidade de encontrar pequenas e médias empresas.
“As redes sociais têm se mostrado uma importante vitrine – tanto para o lado positivo quanto para o negativo – e uma grande ferramenta de fidelização, tanto às grandes marcas, que conseguem dividir com os potenciais compradores a rotina de produção dos itens e serviços oferecidos, convidando-os a interagir e fazer parte desse dia a dia, quanto aos pequenos produtores e comércios locais, que conseguem divulgar seus negócios de maneira orgânica. Cabe aos varejistas investir em uma boa comunicação e uma boa experiência aos usuários para que suas qualidades sejam amplificadas por meio das redes”, afirma o CEO da Etus.
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