Computador ao fundo e miniatura de carrinho de compras cheio, representando o que é marketplace.

O que é marketplace? Entenda como funciona

Desde 2012 os marketplaces começaram a surgir no Brasil, e de lá para cá vêm crescendo cada vez mais, conquistando mais espaço no mercado virtual de vendas. Eles reúnem diversos tipos de produtos, desde livros e roupas a produtos de beleza, eletrônicos, eletrodomésticos e muitos outros itens.

Mas, para fazer parte desse mercado, é preciso entender como ele funciona, saber exatamente o que é marketplace e conhecer as vantagens para verificar se realmente vale a pena fazer a divulgação dos seus produtos nesse tipo de plataforma.

Assim, para entender melhor sobre o tema, fique conosco até o final deste artigo e acompanhe todas as informações que reunimos sobre o universo do marketplace.

O que é marketplace?

Marketplace é um site no qual diferentes vendedores podem comercializar seus produtos. Um grande número de clientes acessa esse tipo de plataforma online diariamente à procura de itens variados.

Para explicar melhor, é possível fazer uma comparação de um marketplace com um shopping. Ao invés de os vendedores adquirirem lojas físicas em um shopping para expor seus produtos, isso é feito em um site na internet. E ao invés de os consumidores se deslocarem até o shopping e entrarem em diversas lojas físicas, eles acessam o marketplace online e encontram os produtos que desejam.

Para isso, é possível navegar por diferentes categorias e conhecer as condições de cada loja, frete, formas de pagamento, preço e variedade de produtos.

E-commerce e marketplace é a mesma coisa?

Quem confunde marketplace com e-commerce não está de todo errado, pois essas duas plataformas têm a intenção de realizar vendas online. A diferença está no fato de que o primeiro reúne diversos vendedores, enquanto o segundo é criado apenas por um vendedor que coloca à disposição os produtos em seu próprio site.

Além disso, esses dois meios virtuais de vendas têm outras diferenças. No marketplace, por exemplo, o vendedor precisa pagar uma porcentagem sobre cada venda, já que toda a estrutura desse ambiente virtual é desenvolvida por uma terceira empresa. Isso não acontece se ele mesmo desenvolver o seu próprio e-commerce.

No e-commerce, o vendedor também precisa trabalhar questões como marketing, posicionamento de marca, logísticas de pagamento e demais questões que viabilizem o funcionamento do site. Já no marketplace, nada disso fica a cargo dos vendedores, e sim de quem administra essa plataforma.

Como o marketplace funciona?

Cadastro

Primeiramente, o vendedor que tem interesse em divulgar e vender seus produtos em um marketplace precisa se cadastrar na plataforma escolhida e cadastrar todos os produtos.

A partir disso, os produtos são divulgados para os consumidores com base no histórico de compras e buscas de cada um.

Comissão

É preciso analisar a porcentagem de comissão que a plataforma cobra para que seja viável e vantajoso para o vendedor e para que ele escolha o marketplace que mais atende às suas necessidades e expectativas.

Em geral, os valores cobrados como comissão de cada venda costumam ir de 9,5% a 30%, o que vai depender de quanta divulgação o vendedor deseja que o marketplace faça de seus produtos, o que deve ser indicado no cadastro. Ao solicitar uma visibilidade maior aos itens, a porcentagem de comissão a ser paga também se torna maior.

Prazo de liberação

Esse tipo de plataforma também tem regras em relação ao prazo no qual serão liberados os valores das vendas para a loja vendedora. O prazo costuma variar entre 2 e 45 dias e pode ser contado a partir da data de entrega do item ou da postagem.

Termos e políticas

Todo marketplace tem seus termos e suas políticas, o que vai variar conforme cada um. Assim, ao fazer o cadastro, o vendedor deve aceitá-los e agir dentro das condutas descritas para não ser punido ou até mesmo banido da plataforma.

Quais são as vantagens do marketplace?

Divulgar produtos nesse tipo de plataforma pode representar muitas vantagens aos vendedores. Confira algumas das mais importantes:

Visibilidade

Um dos principais benefícios é a visibilidade que o marketplace pode proporcionar, já que a plataforma acaba sendo vista por um número maior de consumidores, principalmente aquelas que já são mais consolidadas no mercado e que o público tem mais confiança.

Crescimento das vendas

Outra vantagem é o crescimento das vendas, o que é consequência do aumento da visibilidade que foi mencionada acima. Quanto mais pessoas têm acesso aos produtos divulgados, maior é o número de oportunidades de vendas.

Por isso, é importante ter muita atenção com a imagem dos anúncios, atratividade, precificação e descrição de cada item.

O aumento no número de vendas também é decorrente do tempo que os consumidores ficam na página, o que expande as chances de eles navegarem pelos produtos.

Como exemplo, muitas pessoas acabam comprando mais de um item em uma plataforma desse tipo para ter melhores condições de frete.

Redução de custos com marketing

Como a própria plataforma já tem uma estratégia de marketing para a divulgação e entrega dos anúncios aos consumidores, o vendedor que se cadastra nesse ambiente virtual de vendas não precisa investir tanto nessa parte.

Com isso, os custos com a divulgação de seus produtos são menores, o que permite que ele invista em outras áreas.

Praticidade no gerenciamento

O vendedor cadastrado tem mais praticidade para gerenciar sua loja virtual inserida no marketplace, pois essas plataformas costumam dispor de vários recursos, o que evita que o vendedor tenha que criar layouts e outras questões do zero.

Além disso, existem ERPs destinados a e-commerces que podem ser usados pelo vendedor para gerenciar as lojas virtuais que ele possui em diferentes marketplaces. Assim, em um mesmo lugar e ao mesmo tempo, é possível gerir várias lojas.

Dessa maneira, depois de entender o que é marketplace e ficar por dentro de como funciona esse tipo de loja online, fica claro que estar presente nesses ambientes é algo vantajoso aos vendedores.

O importante é analisar todas as opções disponíveis no mercado, conferir as condições que cada uma oferece, os termos, os valores de comissões e demais detalhes para encontrar aquela que mais se enquadra na necessidade do vendedor e que seja mais vantajosa.

Venha publicar release no Universo de Negócios e continue em nosso site para conhecer mais conteúdos como este.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMPARTILHAR