Investimento em estratégias para atrair consumidores cresce entre as PMEs em 2021
Segundo dados do levantamento “Aquecimento Black Friday”, feito pela Nuvemshop, a Black Friday tende a trazer resultados positivos neste ano, uma vez que se espera que as pequenas e médias empresas (PMEs) tenham um aumento de mais de 25% no faturamento em relação ao mês anterior ao evento. O levantamento foi baseado nas empresas que usam a plataforma da Nuvemshop.
A pesquisa ainda mostrou a importância da época para as empresas, mostrando que sete em cada dez donos de loja apontaram como a Black Friday é fundamental para os negócios. O levantamento foi feito com os lojistas da plataforma de todo o território nacional, mostrando também a importância da data, principalmente após o rápido processo de digitalização ao qual o varejo foi submetido.
“Em 2020, tivemos a Black Friday mais digital da história, impulsionada pelo contexto de isolamento social. Com esse novo comportamento de compra do consumidor, que vem se repetindo ao longo deste ano, a expectativa é que o comércio eletrônico vivencie, novamente, um de seus melhores resultados”, comentou Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil.
Por conta da larga transformação digital vivenciada pelo comércio, a Black Friday de 2021, como consequência, conta com um grande volume de novos e-commerces – aproximadamente, 30% dos participantes da pesquisa da Nuvemshop nunca estiveram em uma Black Friday com um comércio eletrônico anteriormente, já que foram criados a menos de um ano.
No total, 71% dos participantes da entrevista possuem sua loja on-line há dois anos, no máximo. “Vale lembrar que, na Black Friday do ano passado, a realidade de consumo já estava em rápida transformação, porque a população brasileira já vivia em isolamento social e o comércio físico não estava operando no mesmo ritmo”, aponta Pedroso.
Outra especificidade da Black Friday deste ano é o investimento, por parte das PMEs, em estratégias para atrair os consumidores, como ações promocionais, por exemplo. Todos esses esforços são para aumentar o nível de concorrência, contando com descontos em produtos e serviços, brindes, fretes com valores especiais e outros. No ano passado, apenas 22,5% dos donos de lojas realizaram pelo menos três ações promocionais na época. Já neste ano, esse número foi para 60%. Entre essas estratégias de atração de consumidores, pode-se destacar o Inbound Marketing, por exemplo.
Esse alto número de PMEs no mundo digital durante a pandemia de Covid-19 só se confirma. Segundo o relatório “Recovery Insights: Small Business Reset”, da Mastercard, realizado em mercados a nível global, entre outras tendências, foi mostrado que, no Brasil, o número de empresas que migraram para o on-line em 2020 avançou 208% em relação a 2019. O relatório apresentou ainda um pico no mês de julho do ano passado. Em relação às vendas totais em PMEs, o levantamento mostrou um crescimento de 4,5% anual até agosto deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação às vendas do e-commerce, o aumento foi de 31,4%.
Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!
Últimas notícias
Entrega de declarações do Imposto de Renda 2022 ultrapassa 18 milhões
MJSP aponta dados da imigração e refúgio da última década no território nacional
Pesquisa indica os principais desafios do mercado de dados do país
Governo Federal autoriza repasse para sete cidades atingidas por desastres
Antecipação do 13º para aposentados do INSS é publicada no DOU
Categorias
Mapa do Site
O Universo de Negócios é um portal que divulga notícias de diversos segmentos do mercado. Entre em contato com a equipe do Universo de Negócios para publicar releases, notícias ou outros conteúdos de interesse geral.