pequeno empresário estudando sobre mídias alternativas para sua empresa

Pequenas empresas investem em mídias alternativas para economizar e colhem resultados

Na era digital em que vivemos, as opções disponíveis para a promoção de um produto ou serviço são inúmeras. A internet, sem a menor dúvida, abriu espaço para que diversas empresas pudessem aumentar seus respectivos faturamentos por meio de anúncios e outras propagandas. Contudo o marketing digital virou commodity, e algumas empresas têm investido em mídias alternativas para colher resultados com comunicação. 

Uma das formas que fogem do tradicional envolve totens para recarga de dispositivos móveis. Em geral, as empresas do setor instalam equipamentos que, além de recarregar a bateria dos aparelhos, também exibem propagandas. 

A Santa Carga Totens e Carregadores, por exemplo, é líder desse mercado no Brasil. Os terminais da empresa estão instalados em bares, restaurantes, shows e eventos de vários portes. A rede de franquias conta com mais de 500 unidades espalhadas por todo o Brasil. 

De acordo com Rafael Soares, CEO e fundador da empresa, mais de 20 mil negócios já anunciaram com a empresa, que já gerou um ROI de multimilionário ao longo dos seus 20 anos de existência. 

“Tudo com um custo bastante acessível para o pequeno empreendedor, que, vale dizer, precisa da divulgação e muitas vezes fica sem alternativas por conta dos custos”, explica Soares. 

A Santa Carga atua com planos que podem partir de R$ 99 por mês, para panfleto digital para anunciantes, e realiza um trabalho de segmentação por região bastante amplo. 

Há franqueados que possuem planos em que o valor varia de acordo com o período do contrato, podendo ser mensal, trimestral, semestral ou anual. Além de segmentar com base nos benefícios de cada pacote: anúncio em vídeo de até 15 segundos, wi-fi marketing, compartilhamento de leads, relatório de inserções, link direcionado no wi-fi, etc.

Existem ainda outras modalidades de mídias alternativas, como placas de ônibus, conteúdos impressos em embalagens e até outdoors.

Abaixo, algumas das mídias mais “fora da caixinha” que têm sido utilizadas por empreendedores:

  • Geofencing: anúncios que aparecem em dispositivos móveis com base na localização geográfica;
  • Anúncios em táxis ou carros de compartilhamento: internos ou externos;
  • Publicidade em aeronaves: anúncios impressos em bandejas, revistas de bordo ou vídeos durante o voo;
  • Marketing sensorial: uso de som, cheiro ou tato para criar uma experiência de marca;
  • Flash mobs: apresentações ou eventos públicos de surpresa para promover uma marca ou produto.

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