O que é intertítulo? Saiba como melhorar a escaneabilidade do seu texto

Além de elaborar um conteúdo textual que atenda às normas da língua escrita e contenha informações relevantes para o público, é importante conhecer o seu leitor ao ponto de saber como se comunicar com ele (formal ou informalmente), quais recursos textuais utilizar para explicar um assunto complexo e como tornar o conteúdo bem-estruturado, coeso, fluído e atrativo para quem vai consumir a informação.

Se você não considerar todos esses aspectos no momento da produção textual, por mais que o texto esteja bem-escrito, seu leitor pode não concluir a leitura ou sequer iniciá-la.

Isso ocorre uma vez que, ao buscarmos informações na internet, desejamos encontrá-las rapidamente, pois procuramos otimizar o nosso tempo, já que vivemos em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet e têm acesso a uma variedade de informações a todo o instante.

Dentre os recursos disponíveis para deixar o texto mais atrativo, estão os intertítulos, os quais são responsáveis por torná-lo mais escaneável, aumentando as chances do leitor concluir a leitura, absorver o conteúdo facilmente, qualificar-se sobre o assunto e se engajar com a sua página. 

O que é escaneabilidade?

Tornar a leitura escaneável significa identificar com facilidade o que cada parágrafo ou conjunto de parágrafos de um texto aborda, de modo que seja possível compreender rapidamente as ideias apresentadas pelo autor. O objetivo é verificar se o conteúdo contém de fato informações relevantes para você lê-lo completamente ou quais trechos você deve ler para sanar suas dúvidas pontualmente. 

Como tornar um texto escaneável?

Há diversas formas de tornar o conteúdo escaneável, tais como:

  • Elaborar parágrafos curtos;
  • Grafar trechos importantes em negrito;
  • Aplicar bullet points em listagens;
  • Dividir o texto em intertítulos.

Qual é a função do intertítulo?

Além de tornar o conteúdo mais escaneável, a principal função do intertítulo é organizar e segmentar os diferentes temas que compõem um mesmo assunto. Nesse sentido, o intertítulo nada mais é do que o subtítulo de um texto que informa sobre o que cada seção trata especificamente.

Como utilizar os intertítulos?

Há diversas formas de criar intertítulos atrativos. Veja alguns exemplos a seguir!

Use verbos no imperativo

Um bom intertítulo consegue ser objetivo e claro – e uma boa forma de fazer isso é utilizando verbos no imperativo, os quais expressam ordens, pedidos, recomendações ou avisos. Um exemplo de intertítulo formulado no modo imperativo é o que compõe esta seção: Use verbos no imperativo.

Faça perguntas

Outra forma de ser claro e objetivo na formulação do intertítulo é criá-lo no formato de pergunta. Além de proporcionar mais clareza e objetividade ao subtítulo, o formato de pergunta simula uma conversa entre quem escreve e quem lê, o que é capaz de cativar o leitor e engajá-lo na leitura.

Como exemplo de intertítulo em formato de pergunta, podemos mencionar os seguintes subtítulos presentes neste texto: 

  • O que é escaneabilidade?
  • Como tornar um texto escaneável?
  • Qual é a função do intertítulo?
  • Como utilizar os intertítulos?

Crie listas e bullet points

Por fim, mais uma maneira de elaborar intertítulos atrativos é criá-los em formato de lista ou bullet points. Esse formato é ideal quando você pretende oferecer dicas ou um tutorial com o passo a passo sobre como fazer determinada coisa corretamente.

Assim, em cada segmento, é listado e especificado como aquela sugestão auxilia você na elaboração de um intertítulo atrativo ao público.

Conheça o Universo de Negócios

Agora que você já sabe como criar conteúdos mais atrativos para o seu público, que tal ampliar o alcance deles? O Universo de Negócios é um site agregador de notícias no qual você pode publicar releases e outros materiais.

Nele, é possível buscar notícias de interesse geral e também sobre temas específicos, o que facilita a divulgação do seu conteúdo para o público certo.

Portanto, se você deseja publicar um release ou outro tipo de conteúdo informativo, conte com o Universo de Negócios!

cuecas masculinas

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!